Mesomorfo: O que é dieta para mesomorfo e como fazer
A dieta para mesomorfo é pensada para pessoas que têm esse tipo físico: mesomorfo. Os mesomorfos geralmente possuem uma estrutura física mais naturalmente atlética e com propensão ao ganho de massa magra (hipertrofia). Ou seja, apresentam o copo magro, porém musculoso, mesmo sem trabalhar os músculos.
Mesomorfo é um dos três somatotipos, uma definição cunhada pelo psicólogo Willian Herbert Sheldon entre as décadas de 1940 e 1950. Os outros dois somatotipos são o ectomorfo e o endomorfo. Também é possível ter um biotipo híbrido a depender dos hábitos diários, dieta e rotina de exercícios.
O que é um mesomorfo?
Uma pessoa de biotipo mesomorfo caracteriza-se pela estrutura física que tende a ser mais retangular ou quadrada. Também tendem a ser pessoas magras, mas não “rijas”, pois possuem facilidade para ganhar massa muscular – o que dá ao seu corpo uma aparência atlética. Portanto, suas características principais são:
- Facilidade para ganhar massa magra – resultados mais rápidos
- Facilidade tanto para ganhar quanto para perder peso
- Menor índice de gordura corporal
- Peitoral largo e tronco longo
- Estrutura óssea intermediária
Leia também: Recomposição corporal: Perder gordura e ganhar massa ao mesmo tempo
Como seguir a dieta e benefícios
A dieta mesomorfo é uma dieta balanceada e que não exclui nenhum macronutriente. Pelo contrário, dada a facilidade do ganho de massa muscular que os mesomorfos possuem, a dieta deve ser rica em proteínas, mas também em carboidratos e boas gorduras. A princípio, as proteínas devem compor de 30 a 40% da ingestão calórica. Os carboidratos devem compor 40%, sendo necessários para render energia ao corpo. Quanto às gorduras, preferencialmente as boas, devem compor de 20 a 30% da dieta.
A sensibilidade à insulina do somatotipo mesomorfo costuma ser boa e controlada, por isso, é possível consumir uma boa quantidade de carboidratos, desde que seja de forma equilibrada com os demais macronutrientes.
Os benefícios da dieta mesomorfo dizem respeito principalmente à hipertrofia, mas também à saúde cardiovascular, que é favorecida pela ingestão de gorduras boas. Além disso, é uma forma equilibra de alimentação e que não fortalece o discurso do terrorismo nutricional.
Leia mais: Terrorismo nutricional: O que é e como prejudica a saúde