Os benefícios da dieta low carb no tratamento da gota

Alimentação Saúde
27 de Julho, 2021
Os benefícios da dieta low carb no tratamento da gota

Você sabia que existe uma relação entre dieta low carb e gota? Isso mesmo. Um estudo apresentado recentemente em um congresso da American College of Rheumatology descobriu isso ao testar 74 pacientes com sobrepeso ou obesidade.

Na pesquisa, os voluntários tiveram que adotar a dieta Atkins (com altas quantidades de proteínas e poucos carboidratos) durante seis meses. Como resultado, todos eles tiveram uma diminuição do nível de ácido úrico no organismo — substância que é fator de risco para o aparecimento da gota. Mas por que isso acontece?

Mas o que é a gota?

Para você ter uma ideia, de acordo com uma análise publicada na revista científica Arthritis and Rheumatology, os casos de gota tiveram um aumento alarmante nas últimas três décadas em todo o mundo. O estudo publicado em 2020 mostra que, entre 1990 e 2017, o número de pessoas com a condição aumentou 5,5%, chegando a 41 milhões.

A gota é uma doença inflamatória aguda e incômoda, que ocorre geralmente em uma articulação de cada vez, sendo o dedão do pé um dos locais mais afetados. Nela, há a formação de ácido úrico dentro da junta, causando sintomas como dor intensa, vermelhidão e inchaço na região.

Já o ácido úrico, por outro lado, é um subproduto do metabolismo das purinas — compostos presentes em alimentos que nós consumimos diariamente, como carnes e frutos do mar. E quando ele se acumula no organismo, aumenta a chance de a condição dolorosa aparecer.

Leia também: Alimentos que ajudam a controlar o ácido úrico

Muita gente, então, decide cortar os itens ricos em purinas do cardápio com o intuito de aliviar a doença. Contudo, o médico José Carlos Souto, diretor-presidente da Associação Brasileira Low Carb (ABLC), afirma que essa não é a melhor estratégia. “Isso acontece porque já foi demonstrado que cerca de 80% do ácido úrico dos humanos vem de purinas endógenas (produzidas pelo próprio corpo) e não de purinas oriundas da alimentação”, ele esclarece.

Além disso, uma dieta pobre em purinas, ou seja, que restringe carnes e frutos do mar, acaba sendo uma estratégia alimentar rica em alimentos refinados, como carboidratos, que são metabolizados em glicose no organismo. E aí, o resultado é o contrário do esperado: pesquisas já provaram que quanto mais açúcar no sangue, mais ácido úrico no corpo.

Outros benefícios da dieta low carb para o tratamento da gota

A dieta low carb pode ser uma boa ideia para melhorar os sintomas de gota por dois motivos principais. Primeiro porque a estratégia alimentar reduz a ingestão dos carboidratos refinados. Ademais, o cardápio pode diminuir o acúmulo de gordura visceral (entre os órgãos) e reduzir a inflamação crônica do organismo, amenizando, desse modo, as dores.

Leia também: Articulações: Saiba como mantê-las saudáveis

Então, mesmo sendo uma prática alimentar na qual as proteínas estão até mais presentes, a dieta low carb favorece o emagrecimento. “Assim, com o passar do tempo, os níveis de ácido úrico tendem a se reduzir e a gota tende a desaparecer”, afirma Souto.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco