Dúvidas sobre dieta low carb – respondidas

Alimentação
02 de Agosto, 2019
Dúvidas sobre dieta low carb – respondidas

Você já tentou seguir uma dieta low carb? Qual o primeiro item que vem a sua cabeça para ser riscado do cardápio quando o assunto é emagrecer? Para muitos, a resposta costuma ser carboidrato. É nessa linha que se baseia a dieta low carb, cada vez mais famosa entre aqueles querem perder peso. 

Amplamente conhecida, a dieta low carb já se mostrou uma grande aliada da saúde do corpo e da pele, mas ela ainda gera equívocos entre os que pretendem segui-la. 

Como deve ser feita? O que deve ser consumido? Estes são alguns dos questionamentos de quem quer se familiarizar com essa estratégia de alimentação.

Leia também: Lanchinhos low carb para comer no trabalho

Pensando nisso, esclarecemos as principais dúvidas quando o assunto é dieta low carb. Confira:

Como funciona?

Menos carboidratos refinados, mais comida de verdade: essa é a proposta dessa estratégia para equilibrar a alimentação. Para se ter uma ideia, a orientação em uma alimentação convencional é que 50 a 55% do que é ingerido no dia seja carboidrato. Já nos métodos low carb, o macronutriente pode compor entre 45% a 5% do que é consumido diariamente.

A dieta low carb é segura?

Sim. Mas, como toda dieta ou reeducação alimentar, deve ser feita sob a orientação e o acompanhamento de profissionais.

Quais alimentos liberados?

  • Carne, frango e peixes;
  • Frutas, verduras e legumes;
  • Ovos;
  • Leite, queijos e iogurtes;
  • Azeite, óleo vegetal (como o de oliva e de coco) e manteiga;
  • Oleaginosas (nozes, amêndoas, avelãs, castanha-do-Pará);
  • Arroz, massas e pão integrais
  • Batata doce, batata inglesa, inhame;
  • Chia, quinoa, linhaça,  sementes de abóbora e girassol, e gergelim;
  • Café e chás sem açúcar.

Bebida alcoólica pode?

Cerveja light e vinho são pobres em carboidrato, enquanto formas puras de bebidas como rum, uísque, gim e vodca, estão livres do nutriente. Porém, a ingestão excessiva de álcool pode retardar a queima de gordura e causar ganho de peso, ou seja, a dieta pode não apresentar o efeito desejado. 

O que não é permitido?

Entre a lista de alimentos proibidos estão pães e massas com glúten, gordura trans, comidas processadas e industrializadas, além de refrigerantes, bolachas, bolos, sorvetes e doces. Enfim, qualquer tipo de comida e bebida ricas em açúcar refinado.

Low carb = zero carboidratos?

Não. O plano alimentar não retira completamente os carboidratos do cardápio. Portanto, o que deve ser eliminado são os carboidratos simples, refinados e industrializados. Mas aqueles do grupo dos complexos – que possuem baixo índice glicêmicos e são digeridos de maneira mais lenta pelo corpo – são mantidos. 

Dieta low carb emagrece mesmo?

Se o objetivo é eliminar gordura, certamente, é uma das dietas mais promissoras. Isso porque a redução do consumo de carboidratos faz com que o corpo tenha que utilizar a gordura como fonte de energia, processo que não só reduz o tecido adiposo como parece diminuir o apetite. 

Essa combinação faz mesmo com que haja uma perda de peso rápida, assim a low carb costuma ser indicada para que os resultados rápidos atuem como motivadores para o emagrecimento definitivo. Por isso, muitas pessoas acabam transformando esse modo alimentar em estilo de vida.

Leia também: Low carb: O que é, como fazer e cardápio

Sobre o autor

Amanda Figueiredo
Jornalista e nutricionista. Editora-chefe e coordenadora de comunicação da Vitat. Especialista em saúde, alimentação saudável/nutrição, fitness, beleza e bem-estar.

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental