Dieta rica em flavonoides reduz risco de câncer

Alimentação
04 de Maio, 2020
Dieta rica em flavonoides reduz risco de câncer

Já sabemos que nossa dieta é determinante para a nossa saúde – tanto para bem quanto para mal. Agora, foi comprovado que uma dieta rica em flavonoides reduz o risco de câncer. Ou seja, consumir alimentos fontes do antioxidante pode ser eficiente para a prevenção da doença.

De acordo com um estudo feito por cientistas de diversas universidades da Dinamarca, manter uma dieta rica em flavonoides, compostos encontrados em legumes, frutas e vegetais, pode promover a redução do risco de obter um diagnóstico de câncer ou mesmo de certas doenças cardiovasculares. 

Flavonoides x câncer

Em resumo, os cientistas compreenderam que pessoas cujo consumo de flavonoides é “moderado” já se beneficiam desses nutrientes. A pesquisa analisou dados da dieta dinamarquesa, coletando os hábitos alimentares de 53.048 dinamarqueses em 23 anos. Sendo assim, concluíram que quanto maior é o consumo de flavonoides, menor é o risco de câncer. Portanto, a dieta e o risco de câncer estão diretamente ligados.

Além disso, também concluíram que, além da dieta, o hábito de consumir bebidas alcoólicos e o tabagismo (hábito de fumar) são agravantes e aumentam o risco de câncer. Entretanto, seguir uma dieta repleta de alimentos ricos em flavonoides pode ajudar a diminuir esses riscos. A princípio, isso se deve principalmente ao poder anti-inflamatório dos flavonoides que, ao prevenir o processo de estresse oxidativo no corpo, pode prevenir a formação de tumores cancerígenos.

Contudo, isso não significa que flavonoides acabem com os efeitos nocivos do consumo excessivo de álcool e do fumo, alertam os pesquisadores. Mas, segundo a análise, isso pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver doenças crônicas a partir desses hábitos.

O que são flavonoides?

São um grupo de compostos normalmente encontrados em frutas, vegetais, grãos, casca, raízes, caules, flores, chocolate amargo, chá e vinho. Eles são conhecidos por suas propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas, além dos benefícios antioxidantes.

Também são uma subclasse de polifenóis, uma categoria de compostos vegetais que têm sido associados a uma série de vantagens à saúde, como a diminuição do risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer.

Como ter uma dieta rica em flavonoides

Por fim, concluiu-se que, idealmente, os efeitos dos flavonoides são potencializados quando consumimos o equivalente a 500 miligramas diariamente do nutriente.

Leia também: 7 alimentos anti-inflamatórios que você deve ter sempre à mão

Alimentos para uma dieta rica em flavonoides

Leia mais: 8 alimentos que ajudam a combater a ansiedade

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental