Dieta para endomorfo: O que é e benefícios
Endomorfo é o nome dado a um dos três somatótipos de William Herbert Sheldon, psicólogo que dividiu a estrutura física em: ectomorfo, endomorfo e mesomorfo. Portanto, a dieta para endomorfo é pensada especificamente para pessoas desse biotipo.
O biotipo endomorfo consiste em uma estrutura física propensa para o acúmulo de gordura corporal. Não só, são corpos com maior dificuldade para o ganho de massa muscular, ao contrário dos mesomorfos. Ainda, pode ser mais trabalhoso perder peso e não recuperá-lo. Em suma, suas características mais marcantes são:
- Maior dificuldade de ganhar massa magra
- Maior facilidade de acumular gordura corporal
Os outros dois somatótipos são: ectomorfo e mesomorfo. No entanto, corpos podem ser híbridos, ou seja, possuirem características de mais de um tipo de biotipo. Basicamente, o biotipo de alguém é fortemente determinado pela genética, porém, hábitos alimentares e a prática de atividades físicas (ou a falta dela, o sedentarismo) também são essenciais para definir a aparência do corpo.
Leia também: Dieta ideal: O que significa e como encontrar a sua
Como seguir a dieta para endomorfo
A dieta para endomorfo é pensada para minimizar a tendência dos endomorfos ao ganho de gordura. Por isso, é uma dieta que prioriza o consumo de proteína ao consumo de carboidratos.
Sendo assim, quando se trata de uma dieta para endomorfo, a recomendação é que apenas 25% de suas calorias diárias sejam adquiridas de carboidratos, 40% de suas calorias de gorduras saudáveis e 35% de fontes de proteína magra. Essa é uma dieta equilibrada.
Além disso, endomorfos não tem uma ótima sensibilidade à insulina. Portanto, o consumo de carboidrato não pode ser exagerado ou levará ao acúmulo de tecido adiposo e aumento da glicemia (nível de açúcar presente no sangue).
Leia também: Recomposição corporal: Perder gordura e ganhar massa ao mesmo tempo