Como a dieta e os exercícios impactam a saúde mental de mulheres maduras
Que a combinação de uma dieta saudável com a prática regular de atividade física pode ser muito benéfica para a saúde mental de homens e mulheres, você provavelmente já deve saber. Mas agora, um novo estudo descobriu que os exercícios podem reduzir os impactos de uma alimentação ruim, sobretudo para elas.
Dieta, esportes e saúde mental de mulheres
Desenvolvida na Universidade de Binghamton, nos Estados Unidos, a pesquisa tentou explorar a relação entre os padrões alimentares, a prática de exercícios físicos e a saúde mental de homens e mulheres.
Os pesquisadores coletaram dados de 1.209 participantes da América do Norte, Europa, Oriente Médio e Norte da África com 30 anos ou mais. Todos eles tiveram que responder a questionários sobre seus cardápios e estados mentais.
Os resultados levantaram discussões interessantes. Uma delas, por exemplo, foi a de que uma dieta pobre está mais associada ao estresse em mulheres do que em homens. Por outro lado, o consumo de fast-food e alimentos com altos índices glicêmicos pode potencializar esse problema em ambos os sexos da mesma forma.
Quando as mulheres consumiam frutas, vegetais verde-escuros e peixe e não pulavam o café da manhã, eram menos suscetíveis ao estresse. E se elas caprichavam nos cereais integrais e nas oleaginosas, então, esse benefício era potencializado.
Mas e o exercício?
Entretanto, os cientistas também perceberam que a prática regular de atividade física pode amenizar as consequências negativas de uma alimentação ruim, especialmente no público feminino. Um exemplo destacado por eles foi a cafeína em excesso, que pode deixar as pessoas mais estressadas — ela não tem tanto efeito assim no corpo se combinada com exercícios físicos.
Ainda, a ingestão de alimentos considerados saudáveis também esteve associada a uma maior frequência da prática de esportes.
Leia também: Ministério da Saúde lança guia de estímulo à prática de atividade física
Conclusões
Na verdade, a pesquisa reiterou o que a ciência já vem falando há um bom tempo: dieta, exercícios e saúde mental caminham juntos, e um influencia diretamente o outro. Portanto, os próprios autores do artigo recomendam: a alimentação saudável e a atividade física devem ser a primeira linha de defesa contra o estresse psicológico, principalmente entre as mulheres maduras.
Leia também: Dicas para tratar e prevenir o cansaço mental