Dieta de Ikaria: O que é, benefícios e como fazer

Alimentação
04 de Dezembro, 2019
Dieta de Ikaria: O que é, benefícios e como fazer

A dieta de Ikaria é o estilo de se alimentar da população que vive em Ikaria, uma pequena Ilha da Grécia. A região é uma das chamadas zonas azuis. Isso significa que pelo menos um em cada três habitantes vive até os 90 anos. 

Como esperado, o fenômeno da longevidade em Ikaria chamou a atenção global. Mas, o que faz os habitantes desta ilha completarem 90 ou mesmo 100 anos? E, mais importante, o que os mantém saudáveis ​​e bem nessa idade? 

Todo mundo concorda que é a atenção plena ao seu estilo de vida. Eles respeitam a natureza e evitam os princípios do materialismo.

As zonas azuis

Existem cinco lugares no mundo que detêm a maior porcentagem de pessoas que vivem saudáveis ​​e felizes por 100 anos, as chamadas zonas azuis. Segundo a ciência, a fórmula para a longevidade inclui 10% de genes e 90% de estilo de vida. Portanto, os pesquisadores estavam interessados ​​em entender os principais hábitos dessas comunidades centenárias.

“O que descobrimos é que as pessoas nas zonas azuis não só vivem mais tempo – cerca de dez anos acima da média – mas vivem melhor a sua velhice”, disse à BBC o cientista americano Dan Buettner, que batizou essas cinco regiões. 

Assim, em seu livro As Zonas Azuis, Buettner estudou os hábitos alimentares na ilha de Okinawa, no Japão, na cidade de Loma Linda, na Califórnia (EUA), na ilha de Ikaria, na Grécia, na Sardenha (Itália) e na península de Nicoya, na Costa Rica.

Leia também: Dieta das Zonas Azuis: O que comer para viver mais

Dieta de Ikaria: Longevidade no prato

Primeiro de tudo, a população da ilha evita qualquer item processado. Não há fast food por lá. Também é escasso o consumo de carne. Eles têm cabras e talvez alguns porcos. 

Além disso, consomem peixe e frutos do mar selvagens. Assim, ômega 3 e 6 saudáveis ​​são certamente benéficos para a saúde. Também, parece que todos os nativos são especialistas em jardinagem. Todos têm seu próprio jardim, onde plantam frutas e ervas da estação. Com isso, eles respeitam o rumo da natureza e só comem o que é sazonal. 

Fora a comida diretamente do pomar, eles fazem seu próprio queijo e iogurte. Eles usam o leite de cabra como base de sua produção. No entanto, consomem principalmente legumes e verduras diariamente. Obviamente, o azeite extra-virgem não poderia estar ausente da mesa.

Por fim, o vinho é uma parte importante da dieta de Ikaria. Os habitantes locais tendem a tomar uma taça da bebida (ou duas) a cada refeição. Da mesma forma, eles não se apressam a ir a algum lugar. Pelo contrário, eles apreciam cada momento e o valorizam.

Leia também: Dieta de Okinawa: O que é, como fazer e benefícios

5 mandamentos da dieta de Ikaria

Coma mais verdes

Vá a mercados locais ou, se possível, comece a cultivar seus próprios vegetais em casa. Nada pode superar os produtos sazonais. Porém, simplesmente comprar mais verduras no supermercado já é um passo na direção certa.

Cozinhe com azeite

Gregos consomem mais azeite do que qualquer outra pessoa no mundo. E há uma boa razão: além de seu excelente sabor e versatilidade incrível, o azeite fornece gorduras monoinsaturadas saudáveis ​​para o coração, antioxidantes como a vitamina E e benefícios anti-inflamatórios.

Esqueça comida processada

Evitar alimentos processados ​​não é novidade, e a dieta de Ikaria oferece outro argumento contra eles. Como ilha, Ikaria ficou imune às tendências alimentares modernas, e os habitantes dependiam quase inteiramente do que podiam cultivar e colher localmente. Assim, apesar da modernização, comer alimentos locais, frescos e sazonais ainda faz parte da cultura.

Aproveite as leguminosas

Tradicionalmente, o povo de Ikaria não come quantidades significativas de carne ou peixe. Em vez disso, grande parte de sua proteína vem de grãos e leguminosas, muitas das quais são cultivadas localmente. Assim, feijões, grão-de-bico e ervilhas são as fontes de proteína com baixo teor de gordura e sem colesterol. Além disso, também fornecem vitaminas, minerais e antioxidantes. Tais alimentos ainda são versáteis, fáceis de cozinhar, baratos e nutritivos.

Evite excessos

A dieta de Ikaria é sobre comer com moderação. Portanto, procure terminar todas as refeições sentindo-se satisfeito, mas não tão cheio que mal consiga se mexer.

Leia também: Dieta sarda: O que é, benefícios e como fazer

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental