Dieta das fibras: O que é e como fazer
A dieta das fibras é um plano de emagrecimento que se concentra em alimentos ricos em fibras e proteínas magras. A fibra é um carboidrato não digerível que adiciona volume aos alimentos. Assim, o estilo alimentar enfatiza a flexibilidade e não exige que você se restrinja quando se trata de comer fora ou tomar álcool com moderação.
Como fazer
A dieta das fibras combina proteínas magras com alimentos ricos em fibras e é projetado para ser pobre em calorias, mantê-lo saciado por mais tempo e evitar sentimentos de privação. No entanto, é considerada uma dieta pobre em carboidratos (low carb), que permite o consumo de 20 a 130 gramas de carboidratos por dia.
Assim, ela dá preferência aos carboidratos complexos, como frutas, legumes, grãos integrais, nozes e sementes, em vez de carboidratos simples, como grãos refinados, adição de açúcar e alimentos altamente processados.
Alimentos indicados
- Grãos integrais: Quinoa, cevada, pão integral, cereais ricos em fibras, trigo desfiado, cereal de farelo, bolachas de centeio, macarrão de trigo integral;
- Legumes: Alcachofras, abacate, couve, batata-doce, abóbora;
- Nozes e sementes: Sementes de abóbora, sementes de chia, sementes de girassol, amêndoas, pistache, nozes, avelãs, amendoins.
Benefícios da dieta das fibras
Pode melhorar a saúde cardíaca
Pesquisas mostram que dietas ricas em fibras podem reduzir o colesterol LDL (ruim) e prevenir a aterosclerose, o acúmulo de placas nas artérias que podem levar a doenças do coração.
Ajuda a diminuir o açúcar no sangue
Os alimentos com mais fibras tendem a evitar picos de açúcar no sangue e até a diminuir o risco de diabetes tipo 2.
Atua no combate à constipação
Comer uma dieta rica em fibras pode ajudar a promover a regularidade intestinal.
A dieta das fibras emagrece?
Como enfatiza a ingestão de alimentos integrais saudáveis que são minimamente processados, o plano alimentar pode apoiar uma jornada de perda de peso. Da mesma forma, os alimentos recomendados são ricos em fibras, um nutriente conhecido por ajudá-lo a alcançar e manter um peso saudável. Desse modo, a fibra é digerida lentamente, mantendo-o saciado por mais tempo entre as refeições.
Com isso, décadas de pesquisas descobriram uma ligação entre comer mais fibras e perder peso, até mesmo prevenindo a obesidade e doenças crônicas relacionadas.
Sugestão de cardápio da dieta das fibras
Café da manhã
1 copo (200 ml) de leite de arroz batido com 1 col. (sobremesa) de cacau em pó + 1/2 papaia com 1 col. (sopa) de mix de fibras.
Lanche da manhã
1 copo (200 ml) de água de coco + 4 amêndoas cruas.
Almoço
Salada de folhas verdes (rúcula, alface, agrião) à vontade com 1 colher de sopa de abacaxi em cubos, 1 colher de sopa de mix de fibras, 2 colheres de sopa de arroz integral com lentilha + 1 filé de peixe (truta ou salmão) assado com molho de maracujá.
Lanche da tarde
1 xíc. (chá) de salada de frutas com mix de fibras ou mix de castanhas (1 castanha-dopará, 3 castanhas de caju e 2 nozes picadas).
Jantar
Salada completa: alface à vontade, 1/2 lata de atum light, 1 xíc. (chá) de macarrão integral cozido, 1/2 tomate picado, 1 col. (sopa) de milho, 1 col. (sopa) de cenoura ralada e salsinha picada (tempere com 1 fio de azeite, vinagre de maçã e sal).
Leia também: Dieta de Ikaria: O que é, benefícios e como fazer