Aprenda a desinfetar quintal com cachorro
Ele é o melhor amigo das pessoas, serelepe e caçador! O cão já é parte de muitas famílias, e quando é de grande porte ou mora em casa, os pais e as mães de pet costumam deixar o quintal como área livre para o bichinho. Contudo, essa área mais comum da casa pode ser uma central de micro-organismos e nociva para a saúde da família e do pet. Dessa forma, aprender a desinfetar o quintal com cachorro corretamente é interessante.
Antes de tudo, para conseguir desinfetar o quintal com cachorro, manter uma rotina de cuidados básicos com o local é importante. Recolher as fezes e varrer o quintal com frequência são hábitos que devem estar presentes. Agora, é partir para a limpeza profunda!
Leia também: Pelos de animais pela casa? Como proteger a saúde respiratória
Se o seu amicão teve alguma infecção recente, jogar água e sabão não basta para higienizar o quintal. Então, será preciso desinfetar o ambiente para que não ocorra risco de contaminação de outros seres vivos pelos vírus da parvovirose e da cinomose, duas doenças caninas e infectocontagiosas. Enquanto estiver desinfetando o local, não deixe que o pet fique por perto, pois ele pode acabar sendo intoxicado pelos produtos de limpeza. Veja alguns produtos para usar:
- Desinfetante;
- Água sanitária;
- Fenol;
- Solvente lipídico ou amônia quaternária;
- Vinagre;
- Bicarbonato de sódio;
- Limão.
Como desinfetar o quintal com cachorro
Sendo assim, se usar produtos como água sanitária, fenol, solvente lipídico ou amônia, passe por todo o quintal e com a ajuda de uma vassoura, esfregue bem. Se o seu quintal contar com relevos ou piso com ramificações, esfregue bem entre essas partes. Depois, deixe a solução agir por minutos e finalize passando pano.
A água sanitária pura com concentração de 2% a 3% elimina qualquer risco de parvovirose, então, é uma boa opção para fazer em casa. Já o fenol, solvente e amônia eliminam o vírus da cinomose, mas precisam de uma semana de intervalo entre uma aplicação e outra. O vinagre, o bicarbonato e o limão ajudam a eliminar os carrapatos e pulgas. A mistura dos três ingredientes deve ser aplicada no quintal de 2 a 3 vezes por semana.
Mantenha bons hábitos de higiene
Além disso, manter as roupas e os brinquedos do pet sempre limpos também contribui para a higiene do local. Não deixe acumular fezes e urina do animal no quintal, pois atrai mosquitos e insetos, que podem trazer doenças para o cachorro.
Se o animal for infectado por algum vírus, é necessário substituir todos os brinquedos e roupas que ele usou durante esse período. Por fim, lembre-se de tomar cuidado com produtos para não causar problemas para a saúde do pet.