Dermatite perioral: o que é, sintomas, causa e tratamentos
A pele pode ter uma série de problemas ao longo da vida, e um dos mais comuns é a dermatite, que se divide em vários tipos, como de corpo, cabeça etc. Hoje, vamos falar sobre a dermatite perioral.
Como seu nome indica, ela é uma doença que surge no rosto, especialmente ao redor da boca e do nariz. Saiba mais!
Leia também: Dermatite solar: sintomas, causas e como tratar
O que é dermatite perioral?
A dermatite perioral é uma doença de pele que aparece na região da face.
“As lesões parecem pequenas espinhas e acontecem, principalmente, ao redor da boca e nariz”, explica Geisa Costa, médica dermatologista e fundadora do Art Beauty Center.
Apesar de poder afetar pessoas que qualquer idade, este quadro é mais comum em mulheres na faixa entre 15 e 45 anos.
Leia também: Neurodermatite: O que é e como tratar a condição
Causas e sintomas
A medica afirma que ainda não existe uma causa definida para a dermatite perioral.
A condição, contudo, pode ter relação com disfunções da camada de barreira da pele, alterações da microflora cutânea e com o sistema imune da pele.
Leia também: Entenda a relação entre a dermatite atópica e a saúde mental
“Outros fatores que podem ter relação é o uso de cremes, maquiagens, filtro solar, pasta de dente com flúor, mudanças hormonais ou até o uso de contraceptivos orais – principalmente se usados sem indicação e acompanhamento”, diz a médica.
Assim como os sintomas dos demais tipos de dermatite, este quadro costuma se manifestar através da erupção de pequenas pápulas vermelhas ou rosadas, com ressecamento e descamação da pele.
Leia também: Por que o estresse pode causar dermatite?
Tratamento e prevenção da dermatite perioral
De acordo com Geisa, o diagnóstico é feito pelo dermatologista com base nos sintomas do paciente. Porém, também é levado em consideração o aspecto da erupção e em que parte o corpo ela se manifesta.
Após confirmar a presença da dermatite perioral, o médico deve avaliar a intensidade da doença para indicar o melhor tratamento.
“Nos casos mais leves, hidratantes com a capacidade de restaurar a barreira cutânea podem resolver. Mas, quando a dermatite está mais grave, o dermatologista pode recomendar o uso de antibióticos por períodos de até 30 dias”, ela aponta.
Leia também: O que é dermatite de contato?
Vale destacar, ainda, que mesmo que o tratamento seja eficaz, a dermatite perioral pode voltar a se manifestar no futuro.
“Nestes casos, o tratamento deverá ser realizado novamente”, acrescenta.
Já para prevenir o surgimento da doença, é importante evitar o uso contínuo de cremes com corticosteróides, assim como sabões abrasivos e cremes dentais que possam causar irritação e queimadura na pele da região da boca.
Fonte: Geisa Costa, médica dermatologista e fundadora do Art Beauty Center, de São Paulo.