Cuidados dermatológicos que quem malha deve ter

Beleza Movimento
05 de Novembro, 2019
Cuidados dermatológicos que quem malha deve ter

Seja você da turma da caminhada ou do Crossfit, alguns cuidados dermatológicos com a pele, cabelo e outras partes do corpo devem ser tomados por todos que praticam exercícios físicos. 

Quem treina com certa frequência sabe que calos nas mãos, cabelo quebradiço e poros obstruídos são alguns dos problemas que podem surgir após a aula da academia

Mas, para ajudar a amenizar e evitar essas consequências da atividade física, o dermatologista Herbeth Sobral, da clínica Mais Excelência Médica, de São Paulo, dá dicas de alguns cuidados dermatológicos essenciais. Confira:

Poros obstruídos

Quando treinamos, fazemos com que o trabalho da glândula sebácea aumente. Assim, ela produz mais óleo, e as glândulas sudoríparas, produtoras do suor, estão em maior atividade. “É normal suar, porém, o suor faz com que haja um aumento do número de poros obstruídos. O aumento da oleosidade produzida pela glândula sebácea também acelera essa obstrução”, explica o dermatologista. 

Quanto maior a produção de endorfina, maior a produção de óleo pela glândula sebácea e, portanto, mais riscos de espinhas. “Assim, quem malha com maquiagem tem essa chance aumentada, pois ela também bloqueia os poros. Então, evite a maquiagem para treinar”, completa. 

Antes de iniciar um exercício físico, vale limpar bem a pele e usar um tônico para diminuir a quantidade de poros abertos. Secar a pele com lenços apropriados para oleosidade durante a malhação também pode ser uma boa dica.

Leia também: Os melhores alimentos anti-idade para colocar na dieta

Cabelos maltratados

O médico explica que o uso incorreto de presilhas e laços pode deixar o cabelo quebradiço. “O ideal é usar um elástico encapado e mais frouxo”. O suor também pode se alojar nos fios. “E aí é ideal lavar os fios toda vez que malhar. Caso não seja possível, use o shampoo seco”, conta. 

Leia também: Como a poluição afeta a saúde do cabelo

Vermelhidão

Pele vermelha durante a atividade física é normal, pois, quando treinamos, ocorre uma vasodilatação, ou seja, o sangue passa em grande quantidade e ficamos mais vermelhos. “É um sinal fisiológico. Hidrate-se bastante e use roupas leves para a pele respirar”, indica. “Já para quem vai praticar exercícios ao ar livre ou vai se expor ao sol em algum momento, o protetor solar é indispensável.”

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer com a Low Carb. Clique para saber mais

Calos

O atrito das mãos na máquina, nas barras e pesos faz com que a pele produza uma barreira de proteção, que são os calos. Portanto, a melhor maneira de evitar esse problema é usar luvas. Se eles já estão presentes, aposte no hidratante.

Leia também: Alimentos que ajudam a fortalecer os cabelos

Sobre o autor

Amanda Figueiredo
Jornalista e nutricionista. Editora-chefe e coordenadora de comunicação da Vitat. Especialista em saúde, alimentação saudável/nutrição, fitness, beleza e bem-estar.

Leia também:

Bem-estar Movimento

4 exercícios que queimam gordura mais rápido, segundo pesquisa

Natação e musculação são alguns dos 4 exercícios que vão te ajudar a perder peso mais rápido. Veja outras opções

polichinelo
Bem-estar Movimento

Polichinelo: Benefícios e como fazer o movimento

Saiba mais sobre os benefícios do polichinelo e como fazer em casa

Bem-estar Movimento

Quando (e como) voltar a treinar depois de contrair dengue?

Voltar a treinar depois de se recuperar de uma dengue pode ser desafiador e exige alguns cuidados. Confira