Couve-flor: Benefícios do nutritivo vegetal
A couve-flor é um vegetal da mesma família que o brócolis e são ambos muito nutritivos. Trata-se de um vegetal crucífero, rico em vitaminas, especialmente a C, e minerais essenciais para o organismo.
Além de ser rica em vitamina C, essencial para manter a imunidade fortalecida, a couve-flor é uma ótima fonte de minerais como o manganês, vitaminas do complexo B, inclusive o folato, e a vitamina K. É rica em fibras, que promovem a sensação de saciedade e beneficiam o funcionamento intestinal.
Seu sabor é suave combina com uma variedade de receitas. Além disso, por ser pouco calórica e rica em fibras, contribui com a saciedade e pode ser uma aliada de quem deseja emagrecer.
Benefícios da couve-flor
A couve-flor contém antioxidantes que ajudam a prevenir mutações celulares e a reduzir o efeito dos radicais livres. Um deles é o indol-3-carbinol, que é encontrado nos vegetais da família crucífera e que foi apontado como capaz de reduzir quatro tipos de câncer: de mama, endometrial, cervical e de próstata. Saiba mais.
Fortalece a imunidade
Por ser um vegetal rico em vitamina C e sais minerais essenciais, está diretamente ligado ao fortalecimento da imunidade, assim, ajuda na prevenção de diversas doenças.
Leia mais: Alimentos para aumentar a imunidade
Ajuda no emagrecimento
Fonte de fibras e pouco calórica, a couve-flor está associada a dietas de emagrecimento, visto que promove a sensação de saciedade. Além disso, não possui gordura em sua composição e pode substituir outras fontes de carboidrato como, por exemplo, o arroz.
Leia também: Alimentos ricos em fibras para prevenir acne
Protege a saúde do coração
A princípio, que fibras são boas para a saúde do coração, já sabemos. Por isso, esse vegetal é especialmente benéfico para a saúde cardiovascular, visto que é altamente fibroso.
Como consumir a couve-flor
Nutritiva, pode ser consumida das mais diversas formas, inclusive in natura, bem como na forma de “arroz” – sim, arroz de couve-flor.