Conhecendo melhor os macronutrientes
Os macronutrientes são os nutrientes que precisamos em uma escala maior e existem 3 tipos diferentes: carboidratos, proteínas e lipídios (gorduras).
Na maioria das vezes, quando pensamos em emagrecimento ou comida, direcionamos o nosso pensamento, única e exclusivamente, para a ideia de controle de calorias. Mas, será que é apenas sobre isso? Com certeza não.
Cada macronutriente possui funções diferentes, e entender melhor sobre isso muda completamente o caminho da nossa jornada, facilitando o emagrecimento e otimizando os seus resultados.
Proteínas
Toda vez que comemos um alimento fonte de proteína, nós absorvemos aminoácidos (moléculas finais da digestão das proteínas). Existem 20 aminoácidos. Mas, apenas 9 deles são chamados de essenciais, justamente porque precisamos consumi-los a partir da alimentação. Todos os outros o nosso corpo consegue sintetizar. Não precisa se preocupar em saber quais são eles, e em qual alimento eles estão. Se você focar em consumir os alimentos que aqui estão descritos como fonte proteica, você facilmente consumirá todos eles.
- O que eu preciso que você saiba: A função desse macronutriente é denominada como plástica. Tudo aquilo que for tecido e de alguma forma for construído, precisa de proteína: pele, cabelo, músculo, unha… Ou seja, sua necessidade é constante e diária.
Gorduras
Toda vez que comemos um alimento que é fonte de gordura, nós absorvemos ácidos graxos (moléculas finais da digestão das gorduras/lipídios). Existem 2 tipos de ácidos graxos que são essenciais e nós precisamos fazer o aporte a partir da alimentação: Ômega-3 e ômega-6.
- O que eu preciso que você saiba: A função desse macronutriente é denominada como vital. Exatamente porque sem gordura a vida para. Ela tem uma função muito importante, principalmente, na formação dos hormônios esteroidais, alguns extremamente importantes para a construção de músculos e para sua disposição (exemplo: testosterona).
Acredite, não é nada interessante ter a diminuição desses hormônios durante o processo de emagrecimento por estar com um consumo de gorduras inadequado. Portanto, quando eu pedir para você escolher fonte de gordura, isso tem um motivo e é necessário.
Carboidratos
Toda vez que comemos um alimento que é fonte de carboidrato, nós absorvemos glicose (moléculas finais da digestão dos carboidratos). E, olha que engraçado: os carboidratos são os únicos macronutrientes que não são solicitados como essenciais e por isso necessários a partir do aporte da alimentação.
- O que eu preciso que você saiba: A função desse macronutriente é denominada como energética. O ponto é, apesar de termos dependência por funcionamento a partir de glicose dentro do nosso organismo, como por exemplo, o nosso sistema nervoso, cérebro e hemácias, o nosso organismo consegue sintetizar glicose a partir de outros substratos por um processo metabólico denominado gliconeogênese. E é por esse motivo que a glicose não é essencial. Ou seja, o nosso corpo consegue se virar quando não existir o consumo deste macronutriente. Isso não significa que carboidrato é ruim. Mas, podemos entender a sua necessidade, principalmente, no processo de emagrecimento como algo menos recorrente. O segredo aqui é o comportamento! Se não houver exageros, eles não vão ser um problema para o seu processo de emagrecimento. Não podemos ter fixações aos extremos… Tira tudo, ou come muito! Não é assim que as coisas funcionam. Além disso, não podemos deixar de lembrar que os carboidratos são estruturados de formas diferentes, isso de repente pode ajudar na maior frequência de consumo, principalmente porque a qualidade deles influencia muito nos processos internos.