Como substituir os ingredientes nas receitas

Alimentação
20 de Janeiro, 2020
Como substituir os ingredientes nas receitas

Sabe quando você vai preparar uma receita e se depara com um ingrediente na lista que você não tem em casa? Pois é, essa situação é mais comum do que imaginamos. Para resolver esse problema aprenda a substituir os ingredientes nas receitas de forma prática.

Não há necessidade de mudar o cardápio porque descobriu que não tem um ingrediente. A maioria das receitas são flexíveis e podem ser adaptadas, desde que essas substituições sigam uma coerência. Para acertar nas trocas, leve em consideração a função que o ingrediente desempenha na receita. 

Leia mais: Maneiras criativas de temperar os alimentos

Umidade

O prato que está sendo preparado leva algum líquido? Por quê ele está lá?

Se você estiver preparando um molho ou deseja aquele caldo do fundo da frigideira, vinho, cerveja, cidra de maçã ou até mesmo a água fará esse truque. Caso esteja cozinhando carne ou legumes em um líquido, você também pode apostar nesses ingredientes citados.

Se for preparar risoto, cozinhe o arroz arbóreo em caldo, água, vinho ou alguma combinação personalizada. Mas, se a sua receita for doce e necessitar de um líquido cremoso, os laticínios são as melhores opções.

Estrutura

Qual é a sua receita? Por exemplo, caso fosse “peitos de frango à milanesa com brócolis, pesto e cereais”, saiba que os componentes desse prato são alteráveis.

Considere que os peitos de frango não estão à venda, mas o lombo suíno está, use-o. A receita original leva farinha de rosca, mas se você tiver uma caixa aberta de biscoitos, basta triturá-los. 

Pensando nos acompanhamentos, o brócolis pode ser substituído por outro vegetal, como a couve-flor. Já o arroz integral pode aparecer no lugar dos cereais e por aí vai. A única regra é trocar por ingredientes semelhantes.

Sabor

Quem elabora uma receita geralmente tem em mente o sabor específico de cada elemento que a compõe. Levando em conta os cinco principais gostos (salgado, doce, azedo, amargo e umami), confira essas dicas para substituir os ingredientes:

  • Ervas e especiarias: está sem ervas frescas? Você pode substituí-las por seus equivalentes secos, seguindo a proporção de 3 para 1 (3 colheres de chá de ervas frescas = 1 colher de chá secas).
  • Adoçantes: o açúcar mascavo pode entrar no lugar do açúcar refinado. Xarope de bordo, suco de laranja e mel são outras opções.
  • Picância: pimenta, kimchi, pasta ou pó de curry trazem picância para os pratos. Experimente trocar um tipo de pimento pelo outro. 
  • Ácido: substitua um ingrediente cítrico no lugar de outro. Também é permitido trocar um vinagre por outra variedade.
  • Umami: quando uma receita leva muitos ingredientes é necessário desenvolver “camadas de sabor”. Por isso, aposte em ingredientes como pasta de anchova, páprica defumada, pasta de tomate, tomate seco, alcaparras, picles e molho de peixe. Esses elementos vão te ajudar a construir sabores marcantes em suas receitas.

Textura

As texturas contrastantes tornam o prato ainda mais interesse e é uma das etapas mais fáceis de adaptar.

Se a sua receita leva ingredientes crocantes, aproveite a variedade de produtos e ouse. Qualquer tipo de farinha de rosca, biscoitos, cereais saudáveis e outros grãos pequenos poderão fazer parte.

Sobre o autor

Lorena Rocha
Estagiária de receitas do Cuidaí

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental