Como reconhecer a saciedade
Você tem dificuldade de reconhecer a saciedade? É muito mais sobre o tempo do que sobre o volume da refeição. Eu explico: existe uma grande diferença entre plenitude (abrir o botão da calça) e entender que você não precisa comer mais (saciedade).
Não aprendemos isso, mas quando falamos dos hormônios responsáveis pela sinalização de saciedade, precisamos muito mais do tempo para que eles atuem do que do alto volume alimentar.
A busca pela saciedade a partir do alto volume do consumo alimentar diz sobre a saciação. Que, na verdade, direciona esse movimento para ser finalizado na distensão epigástrica ou sensação de plenitude (“estômago cheio”), e que, na maioria das vezes, é direcionado pela ansiedade e busca incessante por finalizar o prato.
Quando aprendemos o controle pela saciedade, duas coisas ficam claras:
- Quanto mais você mastigar o alimento, melhor ele será aproveitado: É apenas na boca que você sente o prazer do paladar. A partir do momento que engole, o alimento perde completamente o sabor. Então, aproveite ao máximo esse momento. Porque é justamente aí que mora o segredo de comer menos.
Exercício prático: A cada vez que colocar o talher com comida na boca, solte o talher ao lado do prato e mastigue o alimento, realizando 4 respirações pela narina até precisar colocar outra garfada na boca.
- Aprenda a parar quando perceber uma leve sinalização de respiro mais profundo e o “não preciso comer mais” sutilmente trazido do seu psicológico.