Como limpar filtro de água: higienização do suporte e velas
Beber uma água fresquinha e limpa é sempre muito bom! Por isso, manter o ambiente em que a água é acomodada higienizado é muito importante. A falta de higienização dos filtros de água podem levar várias bactérias e doenças como hepatite A, diarreia e cólera para as pessoas. Aprender a como limpar o filtro de água vai ajudar a estender a vida útil do item e também a qualidade da sua água.
Leia também: Filtro de barro ou purificador: qual é a melhor opção?
As velas dos filtros, parte onde a água passa e que também retém as impurezas, não podem ser esquecidas na hora da limpeza. Se o seu filtro for de plástico, limpe a área uma vez por semana. Use um pouco de sal para esfregar no interior das velas.
Além disso, você pode lavar a parte usando detergente neutro e uma escovinha ou bucha. Em seguida, enxágue bem. O suporte do galão deve ser limpo a cada duas semanas, pois podem acumular sujeiras. Assim, também use a bucha e detergente neutro para higienizar o item.
Produtos abrasivos como cloro, alvejantes e água sanitária não devem ser opções na limpeza, pois podem danificar os materiais do suporte e da vela, além de também acrescentar um gosto diferente à água.
Para fazer a limpeza externa, também é possível passar um pano com álcool 70% apenas na parte de fora do suporte.
Como limpar filtro de água: filtro de pressão ou torneira
Para este modelo, a limpeza também deve ser semanal. Aqui, use apenas um pano úmido. Na saída de água, uma escova de dentes nova pode ajudar a retirar qualquer resquício de sujeira. Então, finalize passando um pano limpo.
Por fim, as velas, tanto dos filtros de barro quanto dos filtros de plástico, devem ser trocadas com, no máximo, 6 meses de uso.
Leia também: Como fazer a prevenção da dengue em casa