Como evitar estrias na gravidez

Beleza Gravidez e maternidade
20 de Julho, 2021
Como evitar estrias na gravidez

A gestação transforma o corpo da mulher de diversas formas. A pele é um dos órgãos que mais sente as mudanças, e pode sofrer com o aparecimento das temidas marquinhas. Veja, a seguir, como evitar estrias na gravidez:

Suas causas primárias podem ser genéticas e hormonais, mas o ganho de peso em um curto espaço de tempo é um dos principais fatores que contribuem para as marquinhas indesejadas nas gestantes.

Leia também: 9 mudanças no corpo e na mente durante a gravidez

Como evitar estrias na gravidez: Atente-se aos primeiros sinais

A pele é um órgão naturalmente flexível, graças ao colágeno e à elastina presentes no tecido. Porém, quando ganhamos muito peso rapidamente (seja por causa do crescimento do bebê ou do acúmulo de gordura), a pele pode ultrapassar seu limite de flexibilidade e romper definitivamente as fibras de colágeno e elastina.

É dessa forma que surgem as estrias, que primeiro se apresentam avermelhadas e costumam coçar (estrias novas). Mas quando o tecido se recupera da lesão, o aspecto esbranquiçado permanece na região afetada.

As estrias na gravidez podem aparecer em qualquer lugar do corpo, mas principalmente nas coxas, seios, barriga, bumbum e braços. Embora sejam inofensivas, podem afetar a autoestima das futuras mamães.

Como evitar estrias na gravidez

É possível evitá-las com algumas medidas simples, embora não seja possível afirmar que elas não existirão com as devidas providências. Por isso, é importante cuidar da pele assim que você descobrir a gravidez para minimizar o aparecimento das estrias.

Siga uma dieta nutritiva e tenha uma rotina de exercícios

Provavelmente esta será a primeira recomendação do seu médico — controlar o peso durante os 9 meses — principalmente por causa de sua saúde e a do bebê. Por meio de uma vida ativa, com alimentação equilibrada e exercícios, a pele poderá sofrer menos com distensões abruptas.

Capriche na ingestão de líquidos

Beber água é uma dica para todas as fases da vida por boas razões. Isso porque a água, assim como a ingestão de líquidos (sucos naturais, alguns tipos de chás), hidrata todas as camadas da pele e diminui as chances de estrias na gravidez. Apostar em alimentos ricos em água, como melancia, laranja e abacaxi também são ótimas formas de aumentar a ingestão de líquidos.

Leia também: Como ter uma alimentação saudável na gravidez

Atenção aos banhos

Se você é do time que ama banhos quentes, pare tudo o que está fazendo! A água quente sensibiliza e resseca a pele — por isso, ajuste o chuveiro e tome banhos mornos. Além disso, para a limpeza, escolha sabonetes hidratantes — evite os adstringentes, que removem a oleosidade natural da pele, tendendo a ressecá-la.

Como evitar estriar na gravidez: Mantenha a hidratação em dia

Após o banho, é hora da etapa da hidratação. Muitos dermatologistas aconselham a hidratação duas vezes ao dia, ou sempre que tomar banho. Desse modo, o ideal é fazê-la com a pele ainda úmida, com cremes que contenham pantenol, karité ou óleos em sua composição.

Aplicar óleos também é uma ótima forma de prevenir as estrias. Os mais indicados são o de mosqueta, amêndoas, abacate e semente de girassol. Você pode consultar o seu dermatologista para solicitar uma fórmula personalizada, com ativos mais potentes que não irão agredir a sua pele. Ainda é possível adquirir cremes específicos para estrias em muitas farmácias. Contudo, sempre fale com um profissional para avaliar algum tipo de contraindicação.

Massagem, um carinho para a pele

Enquanto passa o creme ou óleo no corpo, faça movimentos leves e circulares que ajudam na circulação e na absorção do produto. Além desses benefícios, é uma forma de autocuidado.

Leia também: A importância da proteína na gravidez

Suplementação

Pode ser aliada da pele da gestante nesse momento de mudanças. Suplementos de colágeno, por exemplo, podem prevenir o aparecimento de estrias e conferir mais firmeza para a pele. Entretanto, a regra é clara: não tome nenhum suplemento ou remédio por conta própria, principalmente durante a gravidez. Converse com seu obstetra ou dermatologista para as melhores indicações.

Fonte: Roberta Zaffari Townsend, médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Também é membro da Sociedade Americana de Dermatologia. CRM: 34435

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde

Introdução alimentar: conheça os 6 erros mais comuns nessa fase

A adição de novos alimentos deve acontecer a partir dos 6 meses de vida e requer cuidados especiais

Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde

Bebê pode comer canela? E castanhas?

Muitas dúvidas surgem durante a introdução alimentar dos pequenos. Uma delas é: o bebê pode comer canela ou alimentos com potencial alergênico?

Gravidez e maternidade Saúde

Ultraprocessados representam quase 1/3 da dieta de gestantes

Consumo prejudica a saúde da mãe e do bebê a longo prazo; excesso de ultraprocessados aumenta o risco de desenvolver doenças como diabetes e obesidade