Como escolher melão? Dicas para selecionar frutas doces e suculentas
A fruta é muito versátil, podendo ser incluída em saladas de frutas, compotas, doces e geleias. Mas o melhor mesmo é consumi-la in natura: se você souber como escolher o melão correto, pode levar para casa um alimento docinho e suculento, perfeito para os dias mais quentes. Confira dicas para não errar:
Por que comprar melão?
De origem asiática, o melão é uma fruta cheia de água, vitaminas e nutrientes. Ele possui diversos benefícios à saúde devido às suas ricas propriedades nutricionais.
Existe mais de uma variedade do melão, cujas cores diferem. Apesar disso, todas as versões possuem uma polpa carnosa com grande quantidade de água (equivale a 90% da fruta). Sendo assim, o melão é ótimo para manter-se hidratado.
Não só, é composto também por minerais como cálcio, fósforo, ferro e inúmeras vitaminas, como as do complexo B, A, C (importantes para a saúde da pele) e E. Além disso, é boa fonte de energia, por ser também uma fruta rica em carboidratos.
Se ele estiver inteiro, você pode guardar o melão na fruteira. Por outro lado, se cortado, precisa ser mantido na geladeira e consumido rapidamente. Além disso, cuidado com os cheiros: a fruta tende a absorver outros odores.
Leia também: Melão: Benefícios e propriedades do melão. É bom para que?
Mas como escolher melão? Passo a passo
Pressione as extremidades
Se, ao fazer isso, houver muita resistência, é sinal de que o alimento ainda está verde. O ideal é que ele ceda um pouco, mas não muito (porque pode indicar que passou do ponto).
Como escolher melão: Prefira os sem caule
Se a fruta estiver com o cabinho (ainda mais se for verde), significa que ela não está pronta para o consumo.
Preste atenção na casca
Ela precisa ser rugosa, mas uniforme na cor: sem manchas escuras, machucados ou furinhos de insetos.
Leia também: Semente de melão: Benefícios que você precisa conhecer
Como escolher melão: Agite!
Se, ao sacudir o alimento, você sentir que as sementes estão soltinhas, quer dizer que está maduro.
Sinta o cheiro
O aroma tem que ser levemente adocicado. Se estiver muito forte, pode ter passado do ponto.