Como desinfetar esponjas para evitar contaminação
Você sabia que a sujeira da esponja de lavar louça causa problemas de saúde? De acordo com pesquisadores de Campinas (SP), o material de limpeza chega a acumular cerca de 680 milhões de fungos e bactérias, e oferece risco alto de contaminação. Saber como desinfetar esponjas, então, é ideal para evitar o problema.
Os restos de comida, combinados com a umidade da pia, podem causar diarreia, febre, vômito e outros incômodos. Por isso, é preciso manter o ambiente domiciliar sempre limpo e desinfetado.
Lavar a esponja todos os dias com detergente é importante para a higiene, mas são necessárias outras medidas para se livrar dos micro-organismos. Veja dicas a seguir:
Leia também: Como fazer a manutenção correta dos purificadores de água
Como desinfetar esponjas no micro-ondas e na água quente
Mergulhe a esponja em um pote com água e aqueça no micro-ondas de 3 a 5 minutos. A água fervente elimina os micro-organismos indesejados e as sujeiras no material.
Outra opção é ferver o líquido em um recipiente e deixar o material de limpeza submerso por até 5 minutos. Depois, basta enxaguar e deixar secar totalmente.
Leia também: Quer um jardim mais organizado? Tenha um diário!
Vinagre
Lave a esponja com detergente para remover a gordura. Em seguida, separe um recipiente e acrescente de 2 a 3 dedos de vinagre de álcool. Deixe o produto de molho por 2 horas e enxágue ao final do processo.
Água sanitária
Dilua 1/2 xícara de água sanitária em um recipiente com 1 litro de água. Em seguida, deixe a esponja de molho no líquido de 10 a 15 minutos. Por fim, enxágue e deixe secar em local arejado.
Por fim, é importante lembrar que a vida útil do produto é de uma semana. Após o período, ela deve ser descartada, sem reutilização em outro local.