Arquitetas contam como deixar a casa quentinha no frio
Os dias frios chegaram com tudo e, nesse momento, é importante deixar os ambientes confortáveis. Nesses períodos, doenças como rinite alérgica, asma, sinusite, bronquite e pneumonia se tornam mais comuns. Sendo assim, saber como deixar a casa quente melhora o bem-estar, principalmente no outono e no inverno.
Alguns truques deixam o local mais quente e aconchegante. As arquitetas Eduarda Negretti e Nathalia Lena, do Lene Arquitetos, mostram dicas de como preparar os ambientes.
Leia também: Design biofílico: o que é e como melhora o bem-estar
Pisos de casa
Ninguém merece tiar a meia e sentir o piso frio como uma pedra de gelo, não é mesmo? Por isso, a dica das arquitetas é usar tapetes como aliados. Além disso, outras opções facilitam o andar pela casa:
“Um contrapiso com aquecimento elétrico, que distribui bem o calor pelos ambientes, também é uma pedida. A madeira como acabamento possui um isolante térmico natural, sendo bastante aconchegante. O piso vinílico também é uma opção mais barata do que a madeira e ajuda no conforto térmico”, contam.
Janelas
Não basta apenas fechar as janelas para bloquear a maioria do ar gelado. Assim, as frestas nesses locais também podem ser fechadas.
Como solução, você pode escolher um bom material. Um exemplo são os de PVC ou madeira, que ajudam no conforto térmico. Além disso, janelas de vidro duplo também servem para prevenir a friagem.
Como deixar a casa quente no frio: itens de decoração
Usar alguns itens de decoração também ajuda a manter a casa mais quente. Então, use tecidos, tapetes, cortinas e carpetes. Além disso, deixe sempre uma manta bem quente no sofá.
“É válido tirar dos armários as peseiras e mantas, além das almofadas mais felpudas ou de tricot, por exemplo. A lareira também é uma boa pedida. Atualmente, existem diversos modelos portáteis, de fácil instalação”.
Por fim, a última dica é para quem ainda está planejando construir um lar. As arquitetas contam que é preciso observar bem o posicionamento no terreno. Leve em consideração a incidência solar! Assim, no geral, as casas são construídas com a frente para o norte. Desse modo, deixam a luz solar bater nos quartos pela manhã.
Fontes: Eduarda Negretti, arquiteta; Nathalia Lena, arquiteta.