Veja como cuidar das suas lentes de contato corretamente

Saúde
31 de Agosto, 2021
Veja como cuidar das suas lentes de contato corretamente

O uso de lentes de contato é algo tão corriqueiro na vida de algumas pessoas que o hábito acaba passando batido. Mas você sabe como cuidar corretamente das suas lentes de contato? Quem nos ajuda com isso é a oftalmologista Claudia Del Claro:

Como cuidar das lentes de contato: Nada de dormir com elas!

Apesar de existirem modelos que permitem isso, um estudo publicado na revista científica Ophthalmology revelou que esse hábito aumenta em 6,5 vezes a chance de lesões oculares. Além disso, infecções também podem se desenvolver.

“É um dos comportamentos de risco mais comuns entre os usuários de lentes de contato. Isso porque como a córnea (região transparente na frente dos olhos) é importantíssima para a visão, qualquer alteração ali afeta a qualidade visual”, alerta a médica.

Se a infecção deixar cicatrizes, por exemplo, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica (como o transplante). Por outro lado, se a contaminação for muito agressiva, há o risco de perda de visão.

Além disso, a córnea precisa respirar de vez em quando. “Quando estamos dormindo não piscamos, não trocamos a lágrima e o olho recebe menos oxigenação”, explica Claudia. As lentes, então, representam mais uma barreira.

Leia também: Melhores alimentos para a saúde dos olhos

Como cuidar das lentes de contato: Aprenda a higienizar

A higiene é outro item para o qual muita gente faz vista grossa. Uma pena, já que lavar bem as mãos antes de manipulá-las e limpá-las com líquidos próprios para esse fim diariamente é fundamental para não colocar os olhos em risco. E não adianta ter todo esse cuidado e depois guardá-las em estojos sujos, viu?

O principal objetivo da lavagem das lentes é eliminar poluição, micro-organismos e excesso de proteínas. “A lágrima possui uma proteína chamada lisozima, que se acumula em grande quantidade nas lentes de contato”, diz.

Leia também: Trataka: Exercícios de yoga para os olhos

O correto é remover, limpar as lentes com movimentos de fricção (por 15 segundos cada) e, em seguida, enxaguar os acessórios com uma solução específica para esse fim. Por fim, guarde as lentes do estojinho contendo o produto. Água, nunca (muito menos soro fisiológico!). Isso porque apesar de o líquido ajudar a retirar os micróbios da pele e evitar que eles passem para as lentes, se os bichinhos caírem diretamente sobre elas, podem ser a causa da contaminação.

“Oriento meus pacientes a retirá-las antes de tomar banho ou entrar na piscina ou no mar”, conta a oftalmologista. Todos os dias, quando colocar as lentes nos olhos, despreze totalmente a solução e pingue algumas gotas novas para limpar o estojo com uma toalha de papel.

Na hora de se maquiar, lembre-se de colocar as lentes primeiro. Dessa forma, você evita que a make borre e enxerga melhor os detalhes. Além disso, tire sempre antes de remover os resíduos de produtos da pele.

Setembro Safira

Setembro é o mês dedicado à educação da população quanto aos cuidados necessários com o uso das lentes de contato por meio da Campanha Setembro Safira. Tem o objetivo de evitar complicações para que o usuário tenha uma melhor experiência com as lentes.

Leia também: Como proteger os olhos durante as atividades físicas

Fonte: Claudia Del Claro, oftalmologista e chefe do Setor de Lentes de Contato do Hospital de Olhos de Florianópolis.

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas