Como conservar babosa? Planta pode ser congelada? Confira
A babosa é conhecida por seus inúmeros usos e suas ricas propriedades. Também chamada de aloe vera, é uma planta suculenta geralmente usada para fins medicinais e estéticos. Hoje, cresce ao redor do mundo em climas tropicais, por isso é tão comum no Brasil. Se você também usa a folha, já deve ter se perguntado como conservar a babosa. Confira:
Benefícios da babosa
Suas propriedades calmantes e cicatrizantes não são as únicas: ela também possui fins anestésicos, anti-inflamatórios e anti-térmicos. Não só, é rica em minerais, como o cálcio e o potássio. Além disso, vitaminas também fazem parte de sua composição, por exemplo, a vitamina C e algumas do complexo B.
Seu uso mais popular talvez seja para hidratar o cabelo e o rosto. A princípio, os resultados são notáveis e positivos. A planta ajuda na produção de colágeno, prevenindo a queda dos fios e mantendo a pele lisa e jovial.
Apesar de seus vários benefícios, é preciso ter cuidado. Isso porque a aloe vera possui uma substância conhecida como aloína, que pode agir como um forte laxante no organismo, podendo ser maléfico para a flora intestinal.
Por isso, é preciso atentar-se para possíveis irritações durante o uso, seja ele interno ou externo. Além disso, seu uso interno é contraindicado principalmente para crianças, grávidas e durante a amamentação.
Leia também: Como conservar frutas, verduras e legumes no verão
Como conservar babosa
Se mantida em temperatura ambiente, a folha da babosa estraga rapidamente (mesmo que em um local escuro e arejado). Portanto, para aumentar a vida útil da planta, o ideal é colocá-la na geladeira (por até cinco dias) dentro de um saquinho plástico.
Se você já tiver extraído o gel, vale utilizá-lo em seguida para que suas propriedades sejam mantidas. Se for armazenar no refrigerador, guarde em um pote fechado e pingue algumas gotas de limão (dependendo de como vai usar depois) — assim, ele não escurece. Contudo, fique de olho na textura, no aspecto e no cheiro. Se alguma coisa estiver “estranha”, descarte.
Para conservar por ainda mais tempo a sua babosa, você pode congelar a folha inteira (também dentro de um saquinho). Desse modo, ela pode durar meses. Outra dica é congelar o gel em forminhas de gelo. Assim, você retira só o que irá usar.
Leia também: Como conservar pão? Truques simples, mas que fazem a diferença