Como congelar mandioquinha crua e preservar os nutrientes?
Você já deve ter notado que, ao cortar uma mandioquinha (também conhecida como batata baroa), o tubérculo fica com partes mais escuras em seu interior. Isso acontece também com batatas, maçãs, bananas e outros alimentos devido ao contato com o oxigênio, que causa um processo chamado de oxidação. Para quem quer evitar que esse problema aconteça, congelar a mandioquinha crua é uma ótima solução!
Leia também: Quer aprender a descascar madioca? Veja um truque simples e prático
Na hora de escolher as batatas baroas, opte sempre pelas bem amarelas e sem machucados! Isso vai facilitar e garantir que você não congelará nenhum alimento estragado. Para conservar o alimento na geladeira, primeiro é preciso lavar bem o tubérculo.
Em seguida, seque com papel-toalha. O processo de congelar a mandioquinha funciona melhor com elas cortadas ou picadas, então, evite congelá-las inteiras. Logo após picar o alimento, coloque em um recipiente hermético ou em um zip-lock, retirando todo o ar do saquinho ou vedando o pote muito bem.
Assim, a mandioquinha deve durar cerca de três meses no congelador! Quando descongelado, o ideal é que o tubérculo seja consumido o quanto antes. Contudo, para quem quiser guardar na geladeira, a solução é a mesma: colocar em um recipiente hermético. Consuma em até três dias!
A mandioquinha pode ser aproveitada de várias formas deliciosas, por exemplo: purês, massas, escondidinhos e até pães.
Leia também: Quer aprender a descascar madioca? Veja um truque simples e prático
Como congelar mandioquinha crua: benefícios da mandioquinha
A mandioquinha é fonte de vitaminas (A, B, C e D), mas também é rica em carboidratos, potássio, enxofre, ferro, zinco e silício. Melhora o sistema imunológico, evita a catarata, ajuda no skincare (prevenindo o envelhecimento), além de fortalecer o coração, reduzindo doenças cardiovasculares. O alimento é bastante usado como pré-treino e aliado nas dietas!