Comidas de festa junina: Alimentos típicos mais saudáveis e receitas
Junho chegou, e a pergunta que fica é: como você vai comemorar a festa de São Pedro, São João ou Santo Antônio este ano? Seja em casa, com a família; ou então por videoconferência, com os amigos, o mês pede um cardápio repleto de comidas de festa junina.
E apesar da comemoração ser recheada de preparações açucaradas e calóricas (afinal, quem não ama um pé-de-moleque, um arroz-doce ou então um bolo de fubá com goiabada?), é possível, sim, deixar a festa mais saudável e equilibrada com algumas comidas típicas de festa junina. Confira como:
O que tem na festa junina?
Bandeirinhas coloridas, músicas, brincadeiras para as crianças, quadrilha… Cada região do país tem o seu próprio jeito de comemorar. Contudo, os pratos típicos parecem ser unanimidade — o problema é que nem todas as opções são nutritivas e saudáveis.
A maçã, por exemplo, traz diversos benefícios para o corpo. Ela ajuda na saúde bucal e possui muitas fibras, o que a torna uma grande aliada do sistema digestivo e até do emagrecimento.
Entretanto, mergulhá-la em uma mistura de caramelo e corante (a famosa maçã do amor) não é a melhor ideia. Esse processo eleva o índice glicêmico do alimento, contribuindo para os picos de açúcar no sangue. O mesmo vale para a cocada, que pode concentrar mais de 400 calorias em uma única porção (uma vez que os ingredientes da receita junina são, basicamente, coco, açúcar e leite condensado).
Já a canjica, uma das comidas mais juninas de todas, é perfeita para esquentar o corpo nos dias mais frios, mas também leva creme de leite e leite condensado, dois itens que podem aumentar as quantidades de açúcar e gorduras saturadas em um prato. Confira quais outros alimentos são mais calóricos do que parecem:
- Frituras: quando consumidas exageradamente, aumentam o risco cardiovascular, atrapalham a absorção de vitaminas e minerais e dificultam a perda de peso;
- Açúcar: a gente não vê, mas o ingrediente está presente em boa parte do cardápio de festa junina: pé-de-moleque, bolos, pipoca doce…
- Vinho quente e quentão: além de açúcar, eles contêm álcool, que carrega calorias vazias (ou seja, sem nutrientes) e, em excesso, pode causar dependência.
Mas quais comidas típicas de festa junina são mais saudáveis?
A boa notícia é que dá para montar um cardápio equilibrado de festa junina. Para isso, priorize:
1 – Pipoca
Desde que sem açúcar, sem manteiga e com pouco sal. Se for feita livre de óleo, melhor ainda. A pipoca, subproduto do milho, é rica em antioxidantes, que combatem o envelhecimento das nossas células. Além disso, é fonte de fibras, que melhoram o funcionamento intestinal e prolongam a sensação de saciedade.
Uma porção pequena do alimento costuma ter aproximadamente 67,2 calorias.
Leia também: Receitas de pipoca saudáveis (doce e salgada)
2 – Milho verde cozido
Assim como a pipoca, é melhor ingeri-lo sem manteiga. A comida junina garante energia (uma vez que concentra carboidratos), possui muitas fibras, fortalece a imunidade e pode fazer bem para o coração: especialistas da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, descobriram que a seleção de fitoquímicos e nutrientes do milho está associada a uma menor chance de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e obesidade, especialmente quando ele é parte de uma dieta rica em frutas e verduras.
Leia também: Receita de bolo de milho fit
3 – Pinhão
Altamente nutritivo, é abundante em minerais importantes, como fósforo, zinco, cobre, manganês e ferro, além de vitaminas A, C e E, e antioxidantes. Além disso, é fonte de ácidos graxos essenciais para a saúde, como ômega-6 e ômega-9, que contribuem para a redução do colesterol no sangue e ajudam a prevenir doenças cardiovasculares.
Cada 100 gramas de pinhão cozido entrega cerca de 160 calorias.
Leia também: Receita de cuscuz com pinhão low carb
4 – Batata-doce cozida
Seus benefícios vão muito além de ganhar músculos. Uma xícara de batata-doce cozida, por exemplo, fornece quase metade das necessidades diárias de vitamina C. E 400% da dose recomendada de vitamina A — ambas essenciais para a nossa imunidade.
Seu alto teor de fibras a torna um amido de queima lenta – o que significa, portanto, que ela aumenta aos poucos os níveis de açúcar no sangue. Sem contar que é fonte de cálcio.
Uma unidade pequena concentra aproximadamente 115 calorias.
Leia também: Receita de chips de batata-doce assado
5 – Caldo-verde
Preparado com batata (que gera energia) e folhas de couve (rica em diversos nutrientes e fibras), o caldo-verde é ótimo para os dias frios.
Receitas saudáveis de festa junina
E por que não fazer versões mais nutritivas de pratos como o arroz-doce e o curau? Veja algumas ideias a seguir: