Comer cranberry todos os dias pode ajudar a preservar memória, diz estudo

Alimentação Saúde
13 de Junho, 2022
Vanessa Fontes Losano Reis
Revisado por
Nutricionista • CRN 34283
Comer cranberry todos os dias pode ajudar a preservar memória, diz estudo

Cranberries são frutas que podem ser consumidas tanto in natura, quanto congeladas ou em forma de suco. Eles possuem benefícios como diminuição dos riscos de doença cardíaca, ação anti-inflamatória, bom funcionamento do intestino e melhora do sistema imunológico. Recentemente, um estudo do Frontiers in Nutrition revelou que comer cranberry todos os dias tem um impacto positivo na saúde cerebral, ajudando a preservar a memória.

A pesquisa envolveu 60 mulheres e homens saudáveis que tinham entre 50 e 80 anos de idade. Metade deles consumiu diariamente pó de cranberry liofilizado, enquanto o grupo de controle recebeu apenas placebo.

O teste durou 12 semanas, e os pesquisadores avaliaram os participantes no início e ao final do estudo para entender se o consumo de cranberry influenciava na parte cognitiva da função cerebral.

Por fim, eles descobriram que os participantes que consumiram cranberries todos os dias tiveram melhoras significativas no que diz respeito à memória episódica visual quando comparados ao grupo de controle. Os pesquisadores acreditam que os resultados positivos se justificam por conta do aumento do fluxo de sangue para o córtex entorrinal.

O que é a memória episódica visual?

De acordo com o artigo “A influência da idade na memória episódica visual”, publicado no acervo digital da Universidade Federal do Paraná, “a memória episódica é um mecanismo ou processo que permite armazenar experiências e evocar eventos relacionados ao passado.”

Além disso, esse tipo de memória está relacionado a um melhor armazenamento de detalhes que aconteceram em determinada ocasião. Inclusive, em datas importantes que ocorreram na vida de uma pessoa, como primeiro encontro, dia do casamento, nascimento do filho, etc.

Além disso, buscar meios de preservar a memória é bastante importante, uma vez que, inevitavelmente, tal função diminui ao envelhecermos. Assim, ao consumir alimentos e manter hábitos saudáveis e que preservam a memória, o cérebro se mantém mais concentrado e, mesmo ao envelhecer, ainda é possível ter uma certa independência.

Leia também: Quer aprender e não esquecer mais? Confira essas dicas!

Além de comer cranberry todos os dias: Outros hábitos para preservar a memória

Além do cranberry, outros alimentos também ajudam a preservar a memória. Isso porque eles possuem nutrientes essenciais para a síntese de alguns neurotransmissores que agem nas lembranças do cérebro. Veja alguns alimentos:

  • Peixes e sementes de chia e linhaça (ricos em ômega-3);
  • Alimentos avermelhados, alaranjados e amarelados, como laranja, tomate, cenoura, pêssego, abóbora, mirtilo, goji berry, açaí;
  • Proteínas animais e leguminosas (possuem vitaminas do complexo B);
  • Vegetais verde-escuros.

Além disso, um estudo da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, descobriu que praticar exercícios aeróbicos pode melhorar ou até reverter a perda de memória e ajudar na saúde do cérebro. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco