O que comer antes do treino? Tire suas dúvidas

Alimentação Movimento
02 de Março, 2022
O que comer antes do treino? Tire suas dúvidas

Os benefícios da prática de atividade física regular e moderada são comprovados cada dia mais, tanto para a nossa saúde física quanto emocional. Mas para obter os resultados, é necessário estar atento à alimentação. Por isso, muitas vezes surge a dúvida: o que comer antes do treino?

Importância do pré-treino

Segundo Claudia Musa, nutricionista da Sodexo On-site Brasil, a refeição pré-treino é importante para aumentar a resistência e a força muscular, evitar hipoglicemia e fornecer energia durante o treino. 

Dessa maneira, o ideal é consumir carboidratos, pois eles fornecem macronutrientes e demoram mais tempo para serem digeridos. Assim, liberam energia de forma gradual.

“Opte por frutas, cereais, batata doce e demais fontes de carboidrato. É interessante que esse pré-treino seja feito de 30 a 60min antes do treino”, indica Claudia Musa.

A Dra. Maristela Strufaldi, nutricionista do Correndo pelo Diabetes, explica que toda atividade física de alguma forma é um estresse. “O alimento possibilita que o corpo tenha um combustível favorável durante a execução dos movimentos.”

Além de fornecer energia para os exercícios, comer antes do treino melhora a performance, rendimento e traz energia para a restauração muscular.

Leia mais em: Bebidas energéticas naturais para o pré-treino

O tipo de treino interfere na alimentação?

De acordo com a Dra. Maristela Strufaldi, o tipo de treino não interfere, mas sim, a frequência e intensidade do exercício. 

“Por exemplo, tem pessoas que conseguem realizar um café da manhã completo e fazer um treino de crossfit. Mas tem pessoas que preferem comer apenas uma fruta e no pós-treino fazem uma refeição maior. Isso é muito particular”, afirma a nutricionista.

Ou seja, o que importa para cada tipo de alimentação é o objetivo da pessoa, seja emagrecimento, hipertrofia. O rendimento, frequência, intensidade e o tempo do exercício também são levados em conta. 

“Se é uma atividade mais cardiometabólica como uma corrida, ou exercício resistido como musculação, pode existir uma demanda maior ou menor dos macronutrientes, como carboidrato e proteínas.  

Melhores alimentos para comer antes do treino

Ainda de acordo com a nutricionista Claudia Musa, um treino longo requer fontes de carboidratos complexos. Como por exemplo, integrais, aveia, granola, castanhas e batata doce, que demoram mais tempo para serem digeridos e assim liberam energia de forma gradual.  

Por outro lado, treinos curtos e intensos necessitam de carboidratos de absorção mais rápida como frutas, tapioca, geleias e água de coco, para que você consiga obter mais rapidamente a energia necessária.

“Para treinos com carga, como musculação, é interessante também associar fontes proteicas como ovos, queijos e iogurte, para contribuir com uma rápida recuperação muscular”, diz Claudia.

“Aposte em frutas, cereais, especialmente integrais, aveia, granola, pão integral, batata doce. Se eu for fazer uma atividade física acontecer em até duas horas, uma refeição completa no café da manhã serve como um pré-treino. Mas quem quiser comer algo mais leve, pode optar por torradas com queijo ou frutas”, ressalta Dra. Maristela.

A Dra. Maristela ainda afirma que para pessoas com diabetes isso não muda. “A prioridade também é o carboidrato, mas é necessário monitorar o pré-treino e pós-treino. Isso porque aeróbicas como corrida e dança, pode haver uma hipoglicemia tardia.”

Fontes: Claudia Musa, nutricionista da Sodexo On-site Brasil;  Dra. Maristela Strufaldi, nutricionista do Correndo pelo Diabetes.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Bem-estar Movimento

4 exercícios que queimam gordura mais rápido, segundo pesquisa

Natação e musculação são alguns dos 4 exercícios que vão te ajudar a perder peso mais rápido. Veja outras opções

polichinelo
Bem-estar Movimento

Polichinelo: Benefícios e como fazer o movimento

Saiba mais sobre os benefícios do polichinelo e como fazer em casa