Emagrecer: O que comer antes de dormir quando se está de dieta
Não existe fórmula mágica: quem quer emagrecer precisa combinar uma alimentação saudável com uma rotina de exercícios físicos. Porém, alguns alimentos quando consumidos antes de dormir podem potencializar o processo de perda de peso.
A última refeição antes de dormir desempenha um papel importante no metabolismo de todas as pessoas, porque dependendo de sua composição, é como podemos ajudar o corpo a trabalhar melhor durante a noite e se livrar de tudo que causa inchaço ou inflamação.
O truque para um jantar ou lanche saudável tarde da noite é escolher um alimento que promova saciedade, mas que seja leve o suficiente para evitar um excesso de ingestão de calorias – o que pode levar a um ganho de peso indesejado.
Como o metabolismo durante o sono é mais lento, é importante apostar em pratos de fácil digestão e com pouca gordura, sal e açúcar, que não sobrecarregam o organismo, e que sejam fonte de ômega-3 e/ou gorduras boas. Veja algumas opções:
Salada de abacate e ovo
Amasse metade de um abacate e misture com um ovo assado e um punhado de vegetais picados, como couve ou abobrinha. Além da proteína de alta qualidade e fácil digestão, o ovo fornece triptofano, um neurotransmissor importante nos processos bioquímicos do sono e do humor. Já o abacate é outra das principais fontes de potássio.
Homus com vegetais crus
O combo grão (como é o caso do homus preparado com grão de bico) mais vegetais crus – como pepino, tomate ou cenoura – se encaixa perfeitamente na conta de um lanche saudável tarde da noite. O consumo da dupla garante uma maior ingestão de fibras e menor consumo de açúcar e gordura saturada. Um estudo publicado no periódico norte-americano Journal of Clinical Sleep Medicine descobriu que quem consome mais fibras em vez de açúcar e gordura saturada passa mais tempo no sono tranquilo e reparador.
Salmão com salada
Os peixes, especialmente os ricos em ácidos graxos ômega 3 e a vitamina D como o salmão, promovem um sono tranquilo. Combine a proteína com salada de espinafre ou alface.
Salada verde com frutas vermelhas
É muito simples de preparar, você só precisa misturar um punhado de vegetais de folhas verdes (como espinafre ou couve) ½ xícara de brócolis semi-cru, 2 colheres de sopa de mirtilos (ou outra fruta vermelha) e ⅓ xícara de salmão picado. Clorofila, ômega 3 e os antioxidantes desta salada têm propriedades de limpeza que são grandes aliados para combater a inflamação.
Abacate recheado com sardinha
Essa receita neutraliza a inflamação e doenças crônicas, graças aos seus altos níveis de gorduras saudáveis. Para fazê-la, corte um abacate ao meio, retire o caroço e, no buraco vazio, coloque 2 colheres de sopa de sardinha fresca. Por fim, tempere com sal, pimenta e limão.
Leia também: 7 lanchinhos para comer antes de dormir que ajudam no sono