Comer ameixa reduz risco de osteoporose, diz estudo

Alimentação Saúde
06 de Abril, 2022
Comer ameixa reduz risco de osteoporose, diz estudo

Se você sofre com prisão de ventre, provavelmente sabe que a ameixa é um alimento indicado para ajudar a regular o intestino e fazê-lo funcionar de maneira mais saudável. Entretanto, os benefícios da fruta não param por aí. Comer ameixa reduz o risco de osteoporose durante a menopausa, de acordo com um estudo recente.

Uma pesquisa feita pela Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, revelou que mulheres que consomem de seis a 12 ameixas secas por dia durante a menopausa têm a saúde dos ossos fortalecida. Ao que tudo indica, as substâncias presentes no alimento colaboram para o combate a inflamações relacionadas à osteoporose.

Durante a menopausa, o corpo da mulher passa por diversas transformações. Entre as maiores queixas, estão: irritabilidade, ondas de calor, diminuição da libido e dificuldade para emagrecer. Mas a chance de desenvolver osteoporose também cresce durante esse período. Isso acontece por conta da queda da produção do estrógeno — hormônio que protege os ossos da mulher.

O que é a osteoporose?

De acordo com o reumatologista André Ramos, “a osteoporose é uma doença que causa aumento da fragilidade do osso, o que deixa as pessoas mais predispostas a fraturas”.

Entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença estão: idade, ser do sexo feminino, sedentarismo, doenças inflamatórias e autoimunes, uso crônico de medicamentos, deficiência de cálcio e histórico familiar.

Geralmente, a pessoa que sofre com a osteoporose sente bastante dor nas articulações, além de ter fraqueza para levantar objetos ou até mesmo para se levantar de sofás e cadeiras, por exemplo.

Como prevenir?

Especialistas defendem que ter uma alimentação saudável, realizar exercícios físicos, se expor ao sol e ter um bom sono são essenciais na prevenção da osteoporose.

Além disso, alguns alimentos podem ser priorizados. Por exemplo: Leites e derivados, verduras verde-escuras (agrião, espinafre e brócolis) e oleaginosas (amêndoas, nozes e avelãs), além da própria ameixa.

Segundo Janhavi Damani, autora do estudo, “as ameixas podem ser uma intervenção nutricional promissora para prevenir o aumento de mediadores inflamatórios frequentemente observados como parte do processo de envelhecimento.”

Benefícios de comer ameixa para a osteoporose

Preta, amarela, vermelha, verde. Existem vários tipos de ameixa e cada uma delas possui benefícios específicos para a saúde. Mas, em resumo, a fruta facilita a digestão e protege a saúde da pele (por conter vitaminas anti-inflamatórias em sua composição).

Além disso, por ser rica em fibras, a ameixa é benéfica para a saúde do coração, colaborando no controle do colesterol. Já a presença de vitamina C e antioxidantes favorece e fortalece a imunidade.

Por fim, o cálcio encontrado em grandes quantidades na fruta garante maior força e densidade aos ossos. Tal componente explica o benefício de comer ameixa no intuito de evitar o surgimento da osteoporose.

Leia mais: Farinha de ameixa: Benefícios da alternativa low carb

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco