Porque você come demais – e como acabar com esse hábito

Alimentação
16 de Março, 2021
Porque você come demais – e como acabar com esse hábito

Emagrecer e engordar. Acontecem por uma combinação de fatores. Mas, ganhar ou perder peso sempre estará relacionado ao excesso ou déficit de calorias. Ou seja, simplificando, se você ingerir menos calorias do que gasta, vai emagrecer. Ao mesmo tempo, quando come demais, vai engordar. 

Sendo assim, se você está com uns quilinhos a mais na balança, já deve ter percebido que tem excedido nas quantidades e tamanhos das porções. Da mesma maneira, já deve ter se perguntado: por que você come demais? Aqui estão alguns motivos prováveis:

Por que você come demais?

Hábito

Quer você perceba ou não, você come de acordo com o padrão aprendido, e não por necessidade. Assim, raspa o prato porque foi isso que sua mãe ensinou. Come tudo o que é servido sem parar para verificar se está satisfeito. Você passa manteiga em dois pedaços de torrada no café da manhã, em vez de questionar se um pedaço daria certo.

Come demais por distração

Você se esquece de prestar atenção quando come. Ou seja, o famoso mindful eating. Por exemplo, mastigar sem pensar enquanto assiste a um filme, fazer um lanche enquanto trabalha ou beliscar enquanto cozinha. Essas calorias distraídas realmente aumentam o peso. 

Algo mais profundo

Às vezes, você usa a comida para se divertir ou para mudar seu humor. Essas calorias podem até dar uma sensação temporária de conforto ou prazer. Mas, no final das contas, é o seu corpo sofre as consequências. 

3 etapas para quem come demais abandonar esse hábito

Preste atenção

Esteja ciente do que e de quanto você come. Este conceito simples poupará centenas e centenas de calorias por semana.

Para aplicar esta regra, não coma enquanto sua atenção estiver distraída por outra atividade. Só coloque comida na boca quando estiver com fome e consciente disso. Isso significa desligar a TV, sair do celular e se dedicar a cada refeição.

Pratique o equilíbrio

Esteja ciente dos tipos de alimentos que você ingere durante cada refeição e certifique-se de que sejam balanceados. Quando você faz uma dieta equilibrada com proteínas magras, grãos integrais, muitos vegetais, algumas porções diárias de frutas e gordura e doces limitados, seu corpo ficará satisfeito e você perderá o desejo de comer demais.

Isso significa que você não deve comer sempre refeições à base de carboidratos. Da mesma maneira, também não deve comer sempre refeições ricas em gordura. Faça uma lista dos grupos de alimentos que você come todos os dias. Você comeu proteína magra? Ingeriu muitos vegetais? Esta lista ajudará a tomar decisões alimentares mais saudáveis. 

Esteja sintonizado

O corpo sempre sinaliza que está satisfeito. Mas, nos acostumamos a ignorar os sinais e comer até não poder mais. É hora de respirar fundo e ouvir o que o organismo tem para dizer. 

Uma parte importante desse processo é comer devagar. Assim que começar a prestar atenção, você notará um ponto em que cada mordida se torna cada vez menos satisfatória. Essa é a maneira do seu corpo avisar que você já teve o suficiente e que a próxima mordida é simplesmente um exagero. Sim, mesmo que você esteja apenas na metade do prato de massa.

Ao aprender a controlar seus hábitos alimentares, você descobrirá que a perda de peso é simples e natural.

Leia também: Compulsão alimentar: Como identificar e controlar

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental