Colete de peso: Saiba como utilizar o acessório fitness

Movimento
10 de Dezembro, 2020
Colete de peso: Saiba como utilizar o acessório fitness

Se você está treinando em casa mas não sabe quais acessórios utilizar para tornar o seu treino ainda mais completo, o colete de peso pode ser uma ótima opção. Isso porque utilizar um colete de peso durante o treinamento aeróbico ou funcional pode aumentar a força e resistência. Também pode melhorar a atividade cardiorrespiratória e auxiliar no emagrecimento.

O colete de peso é muito utilizado por praticantes de Crossfit, mas também pode ser usado em exercícios como trilhas, corridas, agachamentos, burpees, abdominais, entre outros. Além disso, há a praticidade de levar o equipamento para treinar em qualquer lugar.

Na maioria das vezes os coletes ficam sobre os ombros, peito, costas e barriga, da mesma maneira que um terno ou um colete salva-vidas para nadar, por exemplo. 

Leia também: Crossfit: Exercícios que você pode fazer sem sair de casa

Como escolher o colete de peso ideal

Para escolher o colete de peso ideal, você deve avaliar o tipo de material usado na fabricação e se o acessório possui dispositivos que proporcionam um ajuste agradável no corpo.

Além disso, o peso do produto também deve ser levado em conta, que pode variar entre 5 a 90 quilos. Com o passar do tempo, a sua forma e resistência aumentam e, como consequência, a carga utilizada também aumentará. 

Se você for utilizá-lo pela primeira vez, comece com um peso mínimo e vá aumentando gradativamente. É importante conversar com um especialista para que ele possa designar a carga de acordo com o seu condicionamento físico.

Como utilizar o colete nos treinos

Para quem está buscando condicionamento vascular, o recomendado é iniciar com 5% do próprio peso corporal, aumentando em até 10% ao longo do tempo.

Dessa forma, após escolher o colete de peso ideal, comece o exercício com 5% a 10% do seu peso corporal. Para qualquer movimento faça 3 séries de 10 repetições. 

Por fim, lembre-se de ter o período de descanso entre os movimentos num período de tempo mais longo que o habitual, pois você não irá recuperar o fôlego tão rápido. 

Riscos

Assim como outros acessórios, utilizar o colete de peso pode trazer riscos se você não realizar os movimentos da forma correta ou utilizá-lo por muito tempo. Adicionar cargas muito pesadas em um treino intenso, por exemplo, pode criar um ângulo de inclinação do corpo diferente, contribuindo para o surgimento de lesões.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Bem-estar Movimento

4 exercícios que queimam gordura mais rápido, segundo pesquisa

Natação e musculação são alguns dos 4 exercícios que vão te ajudar a perder peso mais rápido. Veja outras opções

polichinelo
Bem-estar Movimento

Polichinelo: Benefícios e como fazer o movimento

Saiba mais sobre os benefícios do polichinelo e como fazer em casa

Bem-estar Movimento

Quando (e como) voltar a treinar depois de contrair dengue?

Voltar a treinar depois de se recuperar de uma dengue pode ser desafiador e exige alguns cuidados. Confira