Colar de aromaterapia: Entenda o que é e como usar
A Aromaterapia é uma técnica terapêutica milenar que utiliza as propriedades dos óleos essenciais para restabelecer o equilíbrio físico, psíquico e espiritual. Para incluir os óleos essenciais no cotidiano, existem diversos tipos de difusores de aroma, como o colar de Aromaterapia.
Através do olfato, as propriedades de cada óleo chegam ao sistema nervoso, que responde pelas emoções, estimulando o cérebro a iniciar ou inibir a produção de hormônios e secreções. Dessa maneira, os resultados podem ser vistos de diversas formas: alívio de dores, aumento de concentração, ânimo e autoestima, redução do estresse, tratamento de medos e fobias, insônia, ansiedade, depressão e até emagrecimento.
Leia também: Óleo de eucalipto: Os benefícios dessa aromaterapia
Tipos de óleos para usar no colar
Antes de mais nada, você deve escolher o óleo essencial de acordo com o seu objetivo para usar no colar. Portanto, veja abaixo as funcionalidades de cada um:
- Para estimular: cítricos, cardamomo, hortelã (pimenta e verde), limão siciliano, mandarina (verde e vermelha), noz-moscada, café torrado, tangerina e tomilho;
- Aumentar a autoestima: bergamota, alecrim verbenona, canela, cedro, cipreste, gengibre, hortelã-limão, lima mexicana, laranja doce, manjerona, may Chang, pimenta rosa, sálvia sclarea e ylang ylang;
- Melhorar a concentração: alecrim cineol, breu branco, café torrado, espruce negro, eucalipto glóbulos, gengibre, hortelã (pimenta e verde) e limão siciliano;
- Dormir bem: laranja doce, lavanda francesa, lavanda, lemongrass, lima mexicana, may Chang, manjerona, olíbano, petitgrain, sálvia sclarea e vetiver.
Leia também: 6 óleos essenciais para você usar a seu favor
Como usar um colar de aromaterapia
O indicado é ter a orientação de um aromaterapeuta. Mas após escolher o colar, você pode seguir os seguintes passos:
- Comece pingando 2 gotas do óleo essencial em um algodão pequeno;
- Em seguida, insira o material dentro do colar;
- Por fim, coloque no pescoço e use durante um período do dia ou no máximo por 2 horas;
- Você pode trocar o aroma a cada 2 a 3 dias.
Além disso, lembre-se de não ficar o dia todo com seu colar, apenas se houver orientação profissional para algum tratamento específico.