Cloreto de magnésio: Funções, benefícios e como consumir
O cloreto de magnésio possui muitos benefícios e cumpre diversas funções no organismo. Ele é um suplemento de magnésio, um mineral essencial para a saúde que está presente em diversos alimentos. A substância atua no processo metabólico, recuperação muscular, respiração e até no cérebro.
Sendo assim, sua importância é especialmente destacável no que diz respeito à produção de energia das células. Por isso, é muito presente em dietas para atletas, visto que é eficaz no combate à sensação de fadiga.
Não só, como age diretamente relacionado ao metabolismo, sua deficiência pode provocar constipação, ganho de peso, problemas cardiovasculares e afetar até mesmo a saúde cerebral.
Benefícios do cloreto de magnésio
Controla o nível de açúcar no sangue
Especialmente benéfico para pessoas com diabetes, ajuda a controlar o nível de açúcar presente no organismo, pois atua diretamente na produção de insulina, o hormônio responsável pela redução da glicemia, ao promover a entrada de glicose nas células.
Leia também: Alimentos ricos em magnésio e seus benefícios
Alivia sintomas da TPM
Mulheres também se beneficiam (e muito) desse mineral, visto que ele pode reduzir e aliviar os sintomas da TPM, inclusive as cólicas menstruais.
Melhora a respiração
Para quem sofre com asma e crises asmáticas é um grande aliado. Pois, é um broncodilatador natural. Por isso, previne a contração de suas paredes, que é exatamente o que causa a dificuldade na respiração causada pela asma.
Como consumir
A melhor forma é comprar o cloreto de magnésio em pó e dilui-lo em água filtrada ou mineral. Assim, é possível misturar duas colheres de sopa em um litro de água e consumir apenas 50 ml por dia, tomando uma colher de sopa por vez. A quantidade diária recomendada de magnésio varia entre 500 e 1000 mg. Portanto, indica-se começar ingerindo 500 mg do cloreto de magnésio diluídos ao longo do dia.
Como obter magnésio naturalmente
É interessante consumir as fontes de magnésio da forma mais natural possível. Crus, cozidos no vapor ou grelhados são as melhores opções.
- Farelo de trigo
- Nozes
- Grão-de-bico
- Agrião
- Carnes
- Laticínios
- Frutos do mar
- Vegetais verdes
Leia também: Alimentos ricos em magnésio que são muito saudáveis