Clareamento dental com kiwi bomba no TikTok, mas técnica não é indicada
Quando o assunto é deixar os dentes mais brancos, receitas e truques duvidosos dominam a internet. Agora, a rede social TikTok está bombando com mais uma dica suspeita: o clareamento dental caseiro com kiwi. A mistura leva, além da fruta, bicarbonato de sódio e pepino. Mas não é recomendada por especialistas. Saiba mais:
Clareamento dental caseiro com kiwi
O vídeo original é do influenciador digital Armen Adamjan. Nele, Armen mistura em um recipiente duas fatias de kiwi, três de pepino, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e bate tudo até formar uma pasta espessa.
De acordo com ele, “o kiwi é rico em cálcio, enquanto o pepino elimina qualquer bactéria ruim, o que deixa os dentes mais brancos”. A ideia é escovar os dentes com a mistura duas vezes por semana. Ele ainda cita um suposto estudo que apoiaria a ideia, mas que não foi encontrado na internet.
Por que o clareamento dental caseiro com kiwi não é uma boa ideia?
O próprio Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) contraindica o uso do bicarbonato de sódio para o clareamento dental. “Esta é uma das várias receitas disponíveis na internet com a promessa de clarear os dentes sem a necessidade de se recorrer ao cirurgião-dentista. Uma prática perigosa, pois o bicarbonato de sódio é um produto altamente abrasivo, e utilizá-lo sem a devida orientação profissional pode resultar em corrosão e ranhuras do esmalte, queimaduras na gengiva, lábios e bochechas, além de poder causar maior sensibilidade em caso de exposição da raiz do dente”, diz um comunicado à imprensa.
A instituição reforça, ainda, que os efeitos do uso caseiro da substância nos dentes não são comprovados cientificamente. “A maneira mais segura de conquistar um sorriso saudável é realizar a higienização correta dos dentes e consultar o cirurgião-dentista periodicamente.”
Leia também: Clareamento dental: 7 mitos e verdades sobre o assunto
Outras “dicas” para ficar de olho
Além disso, vale ficar atento a outras receitas que circulam nas redes sociais. Uma delas é a combinação de vinagre de maçã e sal como substituta do enxaguante bucal. “Nenhum dos produtos citados possui propriedade capaz de eliminar bactérias, remover o tártaro (formação mineral que adere ao dente, permitindo o acúmulo de microrganismos) e prevenir o aparecimento de doenças. O sal e o vinagre podem, aliás, causar danos para a cavidade oral, como queimaduras, irritação e erupções. Portanto, bochechos só devem ser feitos com produtos indicados pelo profissional e por tempo determinado, a fim de trazer benefícios, não danos, à saúde.”
O CROSP reconhece que há muitos estudos e produtos alternativos para a prevenção de doenças, mas diz que a orientação profissional é fundamental.
Fonte: Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), autarquia federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo.