Clareamento dental caseiro com bicarbonato é seguro?

Saúde
20 de Janeiro, 2022
Clareamento dental caseiro com bicarbonato é seguro?

O sorriso é uma das partes do corpo que mais chamam a atenção, não é mesmo? Por isso, a maioria das pessoas se preocupam em deixar os dentes bonitos. Para ter uma noção, segundo uma pesquisa da empresa Tchenavio, o mercado global de clareamento dental deve registrar um crescimento de 840 milhões de dólares até 2024.

Principalmente por conta dos influenciadores digitais, os procedimentos estéticos odontológicos vem ganhando cada vez mais popularidade no Brasil. É o que diz  a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE). 

As receitinhas caseiras também não ficam de fora. Dessa forma, com apenas um clique é possível achar diversas misturas para clarear os dentes em casa. Provavelmente você já viu alguém falando sobre utilizar bicarbonato como clareamento dental. 

As formas de uso são diversas, desde dissolver o bicarbonato em outros ingredientes até aplicá-lo diretamente na escova – com ou sem creme dental.

Leia mais em: Clareamento dental: 7 mitos e verdades sobre o assunto

O bicarbonato não deve ser usado como clareamento dental 

O bicarbonato de sódio é um produto muito comum e possui várias utilidades, desde receitas até fins domésticos. Mas será que esta substância realmente clareia os dentes?

Não, o bicarbonato de sódio não ajuda a clarear os dentes. Por ser um composto químico natural, ele reduz a alcalinidade e a acidez, deixando o PH mais próximo da neutralidade.  

A diferença é que o produto pode se mostrar eficiente na remoção de manchas extrínsecas. Ou seja, promove uma limpeza apenas na camada superficial do esmalte, dando a impressão de que os dentes estão mais brancos. No entanto, isso pode causar desgaste nos dentes, pois as doses caseiras costumam ser altas, assim como a frequência de uso.

O mais recomendado é que o clareamento dental seja feito com um profissional. Tanto no consultório quanto no método caseiro são utilizados géis como peróxido de hidrogênio ou carbamida. Dessa maneira, a cor do dente é alterada através da oxidação dos pigmentos amarelados da dentina.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas