Cirurgia para diminuir a testa: o que é e como é feito o avanço capilar
Não é de hoje que a área da medicina oferece os mais variados tipos de cirurgias faciais para corrigir ou alterar aspectos que não agradam os pacientes. É o caso de procedimentos como a rinoplastia, feita no nariz, a mentoplastia, feita no queixo, e a cirurgia para diminuir a testa, chamada avanço capilar.
Depois de virar assunto em 2021 por conta de um vídeo viralizado no TikTok por uma modelo norte-americana que passou pela cirurgia, o tema voltou a chamar atenção na web após Thais Braz, do “Big Brother Brasil 21”, revelar que também optou pela técnica.
Como é feita a cirurgia para diminuir a testa
Também chamada frontoplastia, a cirurgia para diminuir a testa tem como objetivo suavizar a aparência e reduzir o tamanho do primeiro terço do rosto do paciente. Desta forma, ela oferece maior harmonia na região frontal da face.
De acordo com informações compartilhadas no Instagram de Rostand Lanverly, cirurgião de face e pescoço responsável pela cirurgia de Thais Braz, o procedimento é feito literalmente a partir do avanço da linha do cabelo, movendo o couro cabeludo de um a três centímetros para frente e, em seguida, removendo o excesso de pele.
“O avanço é feito sob anestesia geral e de forma rápida. Portanto, cerca de uma semana depois da cirurgia você já consegue ver o resultado”, ressalta o profissional.
Antes de partir para o procedimento, contudo, é necessário que o médico responsável leve em consideração alguns fatores.
“A linha do cabelo deve ser avaliada na sua totalidade, analisando formato, altura e densidade para poder escolher o tratamento ideal em cada caso. Temos que lembrar que a linha será avançada alguns centímetros à frente e precisa ficar proporcional às outras partes do rosto”, explica Lanverly.
“Além disso, o formato da linha do cabelo segue alguns padrões: arredondado (sem entradas), em forma de M (com de entradas laterais) e indefinido (linha com falhas ou entradas). A altura da linha do cabelo é determinada pela distância entre a própria linha e o ponto médio da sobrancelha. Por isso, é recomendado o procedimento cirúrgico para as pessoas que tem uma testa maior que cinco centímetros”, completa.
Vou precisar raspar o cabelo?
Não é necessário raspar o cabelo para se submeter à operação. Isso porque a incisão é feita de forma paralela aos folículos do cabelo, mantendo-os vivos mesmo após a sutura do couro cabeludo.
Desta forma, evita-se não só o corte dos cabelos antes da cirurgia, como também qualquer falha no crescimento dos fios depois do procedimento.
Vale ressaltar também que o paciente não precisa se preocupar com a cicatriz, pois ela fica exatamente na transição da pele com o início do cabelo.
“Depois de alguns meses de recuperação, ela se torna bastante discreta e praticamente invisível.”
Cuidados após a cirurgia de avanço capilar
Rostand Lanverly listou em seu Instagram alguns cuidados importantes para se ter após a cirurgia de avanço capilar. São eles:
- Evite exposição ao sol a qualquer custo por, pelo menos, 90 dias;
- Não faça qualquer tipo de pintura capilar por 30 dias;
- Evite qualquer tipo de fumo (cigarro, maconha, vapping etc);
- Não use mega hair, laces, apliques capilares ou qualquer coisa que faça peso no cabelo;
- Evite usar cabelo amarrado por menos de 30 dias.
Fonte: Rostand Lanverly, cirurgião de face e pescoço no Instituto da Face SP.