Chips de vegetais são saudáveis?
Chips de vegetais vêm ganhando cada vez mais fãs, mas a questão que fica é: será que eles são mesmo saudáveis?
Os chips de vegetais se popularizaram, principalmente, como a “versão saudável dos salgadinhos”. Entretanto, será que eles são mesmo tão diferentes assim?
Com certeza, sempre há a opção de produzirmos nossos próprios chips em casa, da forma mais saudável possível. Entretanto, com a correria da vida moderna, acharmos tempo para isso fica cada vez mais difícil. Por isso, usualmente, acabamos dando preferência para os produtos embalados.
Leia mais: Lanches saudáveis que são bons para o intestino
Chips saudáveis x chips convencionais
A maior parte dos chips denominados “saudáveis” e “naturais” possui apenas cerca de 60% a 70% do legume ou vegetal em sua forma, de fato, natural.
Entretanto, isso não significa que o consumo das chips convencionais é melhor. Bem pelo contrário, visto que a versão denominada “menos saudável” é, realmente, menos saudável mesmo. Isso pode ser explicado por suas maiores quantidades de calorias, gordura e sódio.
Por serem, geralmente, fritos, suas quantidades calóricas não são baixas, porém, pouco muda quando são assados. Por isso, ao consumir chips , é necessário moderação.
Leia também: Como montar uma lista de compras saudável
Cuidados no consumo de chips saudáveis
Algumas dicas na hora de consumir os famosos chips de vegetais:
- Atenção para os rótulos – sempre verifique a tabela nutricional;
- Cuidado com o exagero – comer algo “fora da dieta”, desde que em pequenas quantidades, não tem problema;
- Cheque os ingredientes e suas quantidades (cuidado com o excesso de sal e gordura).
Dessa forma, tenha sempre em mente que, a consistência da sua alimentação é a chave. Comer algo não tão saudável não vai arruinar o plano alimentar. “Sair da dieta” não faz mal quando feito de forma planejada e, principalmente, consciente.