Chia para emagrecer: Dicas de como usar o alimento
Você provavelmente já ouviu falar que chia emagrece. Sementes de chia estão em todo lugar, do Instagram ao plano alimentar de quem pretende eliminar os quilinhos extras, por uma boa razão. Esse superalimento é fonte de energia nutricional, rico em proteína e ácidos graxos ômega-3. Mas, será que dá mesmo para usar a chia para emagrecer?
Sua versatilidade em receitas acaba com as desculpas para consumo: as sementes de chia podem ser incluídas em sucos, bolos, pães, saladas, vitaminas etc.
Como usar a chia para emagrecer
Uma coisa que torna as sementes de chia únicas é que elas absorvem água rapidamente e podem absorver até 10 vezes o seu peso em líquido, criando uma textura semelhante a um gel. Assim, graças à capacidade, ao entrarem no estômago, também ativam a mesma reação e a atuação das fibras, que são responsáveis por reduzirem a sensação de fome. Dessa forma, a necessidade de comer mais é diminuída, um fator essencial para a perda de peso.
Uma pesquisa publicada no European Journal of Clinical Nutrition reuniu 11 pessoas, que consumiram a semente de chia por 12 semanas. Após as refeições, notou-se que a glicose era liberada mais lentamente no organismo, sem picos de insulina. Esse processo evita que a gordura se acumule no corpo. Além disso, outra percepção de usar a chia para emagrecer foi a diminuição do apetite, comparado com um grupo que não ingeriu o alimento.
Leia também: Os temperos e ervas mais saudáveis para incluir na dieta
Outros benefícios da chia que ajudam a emagrecer
Controle da glicose
Uma dieta que contém sementes de chia ou óleo das sementes melhora sua resposta à glicose e insulina. Isso porque o ingrediente ajuda a equilibrar o açúcar no sangue porque seu alto teor de fibras retarda a absorção de açúcar.
Digestão mais suave
Sim, graças às fibras. As sementes de chia são uma fonte abundante de fibra, atingindo 10g em 2 colheres de sopa. É quase metade da recomendação diária para a maioria das mulheres. Além disso, a fibra da chia é principalmente a solúvel, o que ajuda você a se sentir satisfeito e retarda a digestão.
Regula o colesterol
Fonte das gorduras do bem ômegas 3 e 6, que ajudam a reduzir os níveis de LDL, considerado o colesterol “ruim” e elevam as taxas de HDL, o colesterol “bom”. Portanto, as fibras da chia também têm ação de reduzir a gordura no sangue, consequentemente equilibrando as taxas de colesterol.
Quanto e como consumir?
Uma colher de sopa por dia no iogurte, na fruta, na salada ou hidratada, em formato de pudim. Ela também pode substituir ovos em um receita,, combinando uma colher de chá de sementes de chia com três colheres de sopa de água para ser usada no lugar de um ovo.
Leia também: Tomar água com limão emagrece?