Chás para infecção urinária: confira receitas com cranberry
A infecção do trato urinário (ITU) é definida como a multiplicação de micro-organismos no trato urinário, que pode causar sintomas nada agradáveis. Uma das formas de evitar o problema é garantir a ingestão adequada de líquidos. Por isso, muita gente aposta nos chás para a infecção urinária. Mas será que eles realmente funcionam?
O que é a infecção urinária?
Como já explicado anteriormente, trata-se do crescimento desenfreado de micro-organismos na região do trato urinário. Existem vários agentes responsáveis pela infecção, por exemplo: Escherichia coli (65-80% dos casos), Klebisiella, Enterococcus faecalis, Streptococcus do grupo B, Ureaplasma urealyticum, entre outros.
Os principais sintomas são dor e ardência ao urinar, sensação de não ter eliminado toda a urina após a micção, vontade frequente de ir ao banheiro e cólica. Além disso, outro sinal que pode ocorrer na infecção urinária é a presença de pequenos feixes de sangue na urina.
Em alguns casos, a doença pode ir além e atingir os rins, situação chamada de pielonefrite. Nesse quadro, considerado mais grave, febre, calafrios, dor lombar e fadiga também podem aparecer.
O diagnóstico de ITU é clínico e confirmado laboratorialmente por exames de urina que indicam se há contaminação bacteriana. Já o tratamento é feito com antibióticos, medicamentos que aliviam as dores e a febre (se houver) e hidratação. Contudo, casos complicados podem exigir internação e uso de medicamentos endovenosos.
Leia também: Suco de melancia com cranberry: Confira a receita
Chás para infecção urinária funcionam?
Muito se fala sobre o cranberry no tratamento da infecção urinária. Mas é importante ressaltar que o alimento não cura a infecção — o melhor tratamento ainda é aquele receitado pelo médico. Alguns estudos apontam, entretanto, que ele pode ajudar a prevenir a doença.
Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Tufts, por exemplo, demonstrou que a ingestão rotineira da bebida em mulheres não gestantes e saudáveis pode reduzir em até 26% o risco de sofrer com infecção urinária — a forma menos grave, denominada cistite.
Contudo, mais estudos são necessários a respeito do assunto. A própria Sociedade Brasileira de Urologia afirma que, apesar de alguns resultados promissores, “não há evidências suficientes para recomendar o emprego rotineiro do suco à base de cranberry na prevenção da ITU de repetição. Não há ainda dose estabelecida para esse produto.”
Um benefício mais garantido dos sucos e dos chás para infecção urinária é o poder de hidratação dos mesmos, uma vez que todos carregam muita água. E ingerir líquidos adequadamente é um dos passos para prevenir o problema — assim como não segurar o xixi, ir ao banheiro após a relação sexual e fazer a correta higiene da região após a defecação.
Melhores chás para infecção urinária
Quer adicionar alguns chás para aumentar o consumo de água no dia a dia? Confira receitas deliciosas:
Chá preto com cranberry
Ingredientes:
- 500ml de suco de cranberry;
- 50g de cranberry (fresca ou desidratada);
- Adoçante a gosto;
- 140ml de água gelada;
- 1 litro de chá preto gelado.
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e sirva em seguida.
Bebida gelada de cranberry com abacaxi
Ingredientes:
- 1 xíc (chá) de suco de cranberry;
- 1/2 xíc (chá) de suco de abacaxi;
- 80ml de mix de limão, água e adoçante a gosto;
- Gelo;
- Água com gás.
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e sirva em seguida.
Referências:
- Cranberry Reduces the Risk of Urinary Tract Infection Recurrence in Otherwise Healthy Women: A Systematic Review and Meta-Analysis;
- Urologia Feminina: Recomendações da SBU.