Conheça os chás para melhorar a digestão e combater os gases
Exagerou na comida ou algo não caiu bem? Pois saiba que alguns chás podem dar uma forcinha para a sua digestão. Erva-doce, hortelã, macela e boldo, por exemplo, são alguns dos ingredientes com propriedades calmantes e que combatem os gases intestinais.
A bebida não deve ser adoçada e pode ser servida quente ou fria, o importante mesmo é consumir logo após o preparo para manter as propriedades.
Além disso, dependendo do sabor escolhido, o chá ainda pode amenizar a sensação de estufamento, a barriga inchada, a azia e os enjoos. A melhora pode acontecer no primeiro dia, mas é preciso procurar um médico gastroenterologista se os sintomas permanecerem.
Chás para melhorar a digestão
Boldo
Sabe aquela sensação de não poder nem lembrar da comida? A planta é indicada após refeições muito gordurosas — frituras, por exemplo. Além de estimular o fígado, reduz o enjoo quase de forma instantânea e ameniza a queimação na garganta.
Modo de preparo: primeiramente, coloque algumas folhas de boldo em meio litro de água fervente. Deixe por 10 minutos e coe para tomar em seguida.
Leia também: Chás: Conheça os benefícios e diferentes tipos da bebida
Chás para digestão: Erva-doce
A plantinha é quase um milagre quando se trata de dor de estômago, dor abdominal ou arrotos. A erva-doce produz fluidos intestinais e estimula o bom funcionamento do sistema digestivo.
Modo de preparo: primeiramente, coloque uma colher de sobremesa da erva em uma xícara de água fervente. Após 10 minutos de repouso, o chá está pronto para consumo.
Hortelã-pimenta
Ajuda a aliviar os espasmos intestinais e as dores causadas pelo acúmulo de gases. Uma boa opção para aliviar também dor de estômago ou sintomas decorrentes da síndrome do intestino irritável.
Modo de preparo: primeiramente, junte 100 ml de água fervente e 1 colher de sobremesa com as folhas. Após 10 minutos, é só coar e beber antes das refeições.
Macela
As propriedades calmantes e digestivas relaxam a musculatura do intestino e ajudam a amenizar cólicas ou dor abdominal.
Modo de preparo: misture 10g de flor de macela em uma xícara de água fervente. 5 minutos de repouso já são suficientes para o chá ficar concentrado. Em seguida, coe a mistura e tome várias vezes ao dia.
Leia também: Chás que ajudam a dormir: As melhores opções
Chás para digestão: Erva-cidreira
Indicada para quem sofre com gases, dor de estômago, problemas de fígado e náuseas. Além de ser uma planta anti-inflamatória, combate o estresse, controla espasmos e evita cólicas menstruais.
Modo de preparo: coloque uma colher de sobremesa da erva em uma xícara de água fervente. Após 10 minutos de repouso, o chá está pronto para consumo.
Camomila
A flor é conhecida pelas propriedades calmantes e relaxantes. Não só alivia cólicas e enjoos, mas também auxilia na insônia e no controle da ansiedade. Uma ajuda completa, já que as emoções estão diretamente ligadas ao intestino.
Modo de preparo: junte uma colher de sobremesa da camomila em uma xícara de água fervente. Após 10 minutos de repouso, consuma quente ou frio.