Chás diuréticos para desinchar
Saborosos e reconfortantes, os chás diuréticos podem ser ótimos aliados para quem quer perder peso. Além disso, oferecem diversos benefícios à saúde, proporcionando um bom funcionamento do organismo. Tudo vai depender dos ingredientes utilizados no preparo e da forma como eles são feitos.
Assim, chás diuréticos ajudam o corpo a desinchar e se livrar do excesso de líquidos, principalmente água, e do sal, cujo principal efeito é inchaço no abdômen e nos membros inferiores.
Eles atuam estimulando os rins a liberar sódio na urina, proporcionando alívio da retenção de líquidos, pressão alta e outras condições.
Vários fatores podem causar retenção líquida, incluindo alimentação rica em sódio, alterações hormonais e sedentarismo.
Mas, a boa notícia é que algumas plantas, raízes e ervas ajudam o bom funcionamento dos rins, facilitando a filtragem realizada pelo órgão, limpando as toxinas do organismo através da urina.
Entretanto, antes de preparar seus chás diuréticos para desinchar, é preciso gerenciar as expectativas: não basta só tomar as xícaras por algum tempo e, pronto, a barriga vai embora. Apesar de soar clichê, não existem milagres quando o assunto é a perda de peso, é preciso combinar uma alimentação saudável com rotina de exercícios físicos.
“Por isso, vale ressaltar que esses chás auxiliam no processo de emagrecimento, mas não fazem milagres. Só oferecerão realmente resultados se forem aliados a uma alimentação equilibrada”, enfatiza a nutricionista Franciele Cristina Campos.
Para ajudar na escolha, listamos os melhores chás diuréticos para emagrecer. O limite diário de chá deve ser de 500ml por dia. Confira:
Chá de gengibre
O chá de gengibre é um aliado para quem quer emagrecer, uma vez que é um alimento termogênico, ou seja, que acelera o metabolismo, aumenta a temperatura corporal e acaba ajudando a perder peso. A bebida age no organismo provocando aumento do calor corporal. E por isto, ele potencializa o gasto calórico.
Chá de canela
O chá de canela é um dos grandes aliados para quem está de dieta. Além de aromático e saboroso, ele tem efeito termogênico: suas substâncias atuam aumentando a temperatura do organismo, fazendo com que o metabolismo fique mais acelerado e com que a queima de gorduras seja muito maior.
leia também: Chá de canela: Como a bebida ajuda a emagrecer
Dente-de-leão
O chá dessa flor é diurético, possui vitamina C, B6 e minerais, sendo assim não somente uma ótima opção para a queima de gordura, mas também rica fonte de importantes nutrientes.
Chá de ginseng
Provavelmente o mais desconhecido entre os demais ingredientes de chás para queima de gordura, o ginseng é uma erva que contém o componente ginsenoside Rg3, responsável por auxiliar na queima de calorias.
Chá verde
Este chá auxilia beneficamente no controle do peso, devido às catequinas (um tipo de polifenóis) que, segundo estudos, induzem vias metabólicas envolvidas na quebra de gordura, dependendo da dose consumida.
Leia também: Chá verde emagrece e acelera o metabolismo
Chá de hibisco
Seu benefício mais conhecido é o diurético. Muito rico em antioxidantes, o chá de hibisco pode proteger a saúde de doenças e da inflamação. Alguns estudos sugerem uma interferência na digestão e absorção de carboidratos da dieta, o que pode auxiliar no controle do peso corporal.
Leia também: Chá de hibisco: Como preparar e consumir para emagrecer