Champignon (cogumelo Paris): Benefícios e como consumir
O champignon também é chamado de cogumelo Paris e é um dos tipos de cogumelos mais populares ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Ele é um cogumelo do tipo Agaricus. Ele pode ser incluído nos mais diversos pratos. Ainda, é rico em proteína vegetal, vitaminas, minerais como ferro, potássio, bem como cálcio e fósforo.
Há quem pense que eles são vegetais ou legumes, mas, na verdade, trata-se de fungos, organismos que dependem de outros seres vivos para sua nutrição.
Os cogumelos têm baixo valor calórico – apenas 20 a 30 calorias em 100 gramas do alimento, além de pouca gordura. Por outro lado, são ricos em proteína
O champignon é branco e possui um chapéu em formato de botão. Assim que amadurece, ganha um sabor acentuado.
Benefícios de incluir o champignon na dieta
Melhora o funcionamento intestinal
Primeiramente, o cogumelo é uma boa fonte de fibras e, por isso, seu consumo propicia o melhor funcionamento do aparelho digestivo e, sendo assim, previne a constipação, a sensação de inchaço e possíveis dores abdominais que ela causaria. Isso beneficia a saúde do intestino e de todo o organismo, pois o bom funcionamento do intestino é importante para a imunidade.
Alivia o mau hálito
Um estudo realizado na Universidade de Hokkaido, no Japão, concluiu que o consumo de champignon pode promover a melhora da halitose, ou seja, previne o mau hálito.
Leia mais: Como a saúde bucal influencia na saúde emocional
Músculos fortes e saudáveis
Como outros tipos de cogumelo, como o shimeji e o shitake, o cogumelo Paris é uma boa fonte de proteína vegetal. Por isso, é excelente para a saúde muscular. Ainda, facilita a hipertrofia (ganho de massa magra ou massa muscular).
Leia também: É possível ganhar massa magra seguindo uma dieta plant-based?
Como incluir o champignon (cogumelo paris) na dieta
- Saladas
- Refogado na manteiga
- Gratinado ou recheado
- Em massa e risotos
- Omelete
- Carpaccio
- Com carnes