Chá para baixar febre funciona? Quais as melhores opções?

Alimentação Saúde
18 de Fevereiro, 2022
Chá para baixar febre funciona? Quais as melhores opções?

Quando o assunto é febre, quase todo mundo tem uma receitinha caseira para tratar o problema. Pano com álcool, cebola em baixo do braço, banho gelado… Sejam os métodos eficazes ou não, a verdade é que o melhor mesmo é procurar auxílio profissional caso você perceba que alguma coisa não está certa. Mas e um bom chá quentinho para febre: ajuda?

O que é a febre?

A febre acontece quando a nossa temperatura corporal atinge 37,8°C ou mais. Ela ocorre por conta de um crescimento da atividade metabólica do organismo diante de uma anormalidade — infecções das mais variadas, doenças inflamatórias e condições autoimunes, por exemplo.

Ou seja, a febre nada mais é do que um sinal do corpo de que algo não vai bem. Por isso, é muito importante investigar se há outros sintomas atrelados a ela (dor de cabeça intensa que não melhora, alta sensibilidade à luz, falta de apetite, vómitos, diarreia, manchas no corpo, dor na nuca, dor abdominal, falta de ar, mudanças no padrão do xixi, dor no peito e irritabilidade excessiva). Nesses casos (ou se a febre não baixar em 48 horas, mesmo com o uso de antitérmicos), é importante buscar a ajuda de um especialista.

Leia também: Chá para gripe: Conheça as melhores opções da bebida

Chá para febre funciona?

Essa história de que os chás são milagrosos não é verdade. Eles não podem, por exemplo, substituir o uso de medicamentos e nem os tratamentos indicados por profissionais. E sempre que você for utilizá-los, consulte o seu médico antes, uma vez que algumas ervas, se usadas indiscriminadamente, podem causar efeitos nada legais no organismo e até prejudicar o funcionamento do fígado.

Apesar de não curar doenças, o chá pode ajudar a aliviar alguns sintomas nada agradáveis que a febre traz, como o mal estar. Sem contar que ele é uma ótima forma de garantir a hidratação do organismo. Por fim, a bebida morna (e não quente, viu?) pode ajudar a estimular a transpiração, importante mecanismo que controla a nossa temperatura.

Confira os tipos de chá para febre mais indicados:

Chá de camomila

Muito usada para acalmar e reduzir a ansiedade, a camomila é rica em diversos compostos que possuem propriedades relaxantes.

Para preparar, primeiramente coloque uma xícara de água para ferver. Assim que a água começar a borbulhar, adicione uma colher de sopa de camomila, desligue o fogo e tampe. Espere amornar, coe e, por fim, beba.

Chá para febre: hortelã

A hortelã é considerada uma planta medicinal com propriedades analgésicas, digestivas e antigripais, além de promover o bem-estar.

Para preparar, primeiramente coloque uma xícara de água para ferver. Assim que a água começar a borbulhar, adicione de sete a 10 folhas de hortelã, desligue o fogo e tampe. Espere amornar, coe e, por fim, beba.

Leia também: Gripe H3N2: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

Chá de eucalipto

Com propriedades anti-inflamatórias e antissépticas.

Para preparar, primeiramente coloque uma xícara de água para ferver. Assim que a água começar a borbulhar, adicione uma colher de sopa de eucalipto, desligue o fogo e tampe. Espere amornar, coe e, por fim, beba.

Chá para febre: manjericão

É capaz de induzir a transpiração, ajudando a regular a temperatura do corpo.

Para preparar, primeiramente coloque uma xícara de água para ferver. Assim que a água começar a borbulhar, adicione 10 folhas de manjericão, desligue o fogo e tampe. Espere amornar, coe e, por fim, beba.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco