Chá de sálvia: Benefícios da sálvia e para que serve
O chá de sálvia é uma infusão aromática feita a partir das folhas da sálvia comum (salvia officinalis), uma erva da mesma família da hortelã. Mas, você conhece os benefícios da sálvia?
Comumente usada como tempero, a sálvia também tem uma longa história de uso na medicina alternativa e tradicional. Notavelmente, seu chá é repleto de potenciais benefícios à saúde – embora a pesquisa científica sobre esta bebida ainda esteja em seus estágios preliminares.
Benefícios do chá de sálvia
Anti-inflamatório e antioxidante
O chá de sálvia contém uma variedade de compostos vegetais poderosos. Em particular, seus antioxidantes trabalham para neutralizar compostos nocivos chamados radicais livres. Quando estes se acumulam no corpo, podem levar a doenças crônicas como diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer.
A bebida é particularmente rica em ácido rosmarínico, um antioxidante que oferece inúmeros benefícios, como diminuição da inflamação e dos níveis de açúcar no sangue. Também, a erva oferece uma quantidade razoável de vitamina K, essencial para a saúde óssea, a circulação e a coagulação sanguínea adequada.
Ajuda na cicatrização
A sálvia é um ingrediente comum em cosméticos que são aplicados topicamente como remédio natural para o cuidado da pele. Assim, é possível que beber seu chá traga alguns dos mesmos benefícios. A cânfora, um dos principais compostos da sálvia, promove o crescimento saudável das células da pele, barra sinais lentos de envelhecimento e diminui a formação de rugas.
Leia também: Temperos e ervas naturais que podem substituir o sal na cozinha
Promove saúde bucal
Ela é uma das ervas mais populares na odontologia, pois tem como alvo dores, inflamações e mau hálito, além de exercer propriedades antibacterianas e de cicatrização de feridas. Dessa forma, gargarejar chá de sálvia é frequentemente recomendado como remédio para feridas na boca e dores de garganta. Assim, esses benefícios orais são frequentemente atribuídos ao poderoso antioxidante ácido rosmarínico.
Chá de sávia controla o açúcar no sangue
A bebida pode ajudar a melhorar os níveis de açúcar no sangue e prevenir ou tratar o diabetes tipo 2.
Leia também: Temperos que aceleram a queima de gordura
Turbina o cérebro
A sálvia é amplamente utilizada na medicina alternativa para melhorar o humor, a memória e ajudar a prevenir distúrbios relacionados ao cérebro, como o Alzheimer.
A doença de Alzheimer progride devido a placas amilóides que se formam no cérebro. Assim, vários estudos em tubo de ensaio e em animais indicam que a sálvia e o ácido rosmarínico podem ajudar a impedir a formação dessas placas.
Chá de sálvia protege o coração
O chá de sálvia pode ajudar a melhorar os níveis de colesterol e triglicerídeos. Ou seja, age diminuindo o risco de doenças cardíacas.
Chá de sálvia: Precauções e possíveis efeitos colaterais
A sálvia contém um composto chamado tujona, que fornece seu aroma forte, mas pode ser tóxico em altas doses. Com isso, beber quantidades extremamente grandes de chá de sálvia. Ou, então, consumir esta erva de outras formas – por um longo período pode causar problemas cardíacos, convulsões, vômitos e danos nos rins.
No entanto, o chá de sálvia contém apenas de 4 a 11 mg desse composto por 4 xícaras (1 litro). Então, é possível beber com segurança várias xícaras por dia, com pouco ou nenhum risco de toxicidade da tujona.