Chá de Mulungu: Conheça os benefícios da bebida
O chá de mulungu não é dos mais conhecidos, mas suas propriedades certamente chamam a atenção. A planta medicinal mulungu possui outros nomes: canivete, bico-de-papagaio e corticeira. Assim, seus múltiplos nomes não são sua única característica notável, pois seus benefícios para a saúde merecem ainda mais destaque.
Leia também: 5 motivos para tomar chá todos os dias
Propriedades do chá de mulungu
O chá é mais conhecido por suas propriedades calmantes, que são excelentes aliadas para tratamentos de problemas psicológicos. Sendo assim, a erva é usada no combate ao estresse, insônia e ansiedade e aos sintomas da depressão. Ela estimula a liberação de hormônios que levam ao relaxamento e sensação de bem-estar, ou seja, acalmando os nervos. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 18,6 milhões de pessoas no Brasil viviam com ansiedade em 2015, o que coloca o país entre os primeiros nesse tipo de diagnóstico.
Da mesma forma, os nutrientes presentes no chá ajudam a fortalecer o sistema imunológico, o que impede o desenvolvimento de infecções, estimulando o corpo para que ele combata radicais livres e elimine impurezas.
Leia também: Como uma dieta saudável pode reduzir a depressão
Benefícios do chá de mulungu
Além de sua potente ação calmante, outros benefícios conhecidos do chá são:
- Protege a saúde do fígado;
- Ação diurética – previne a retenção de líquido;
- Combate a tosse;
- Ajuda na regulação da pressão arterial;
- Forte ação anti-inflamatória.
Leia mais: 6 chás que ajudam a dormir melhor
Como consumir o chá
Por fim, o chá pode facilmente ser feito em casa, visto que o preparo consiste em apenas duas partes: ferver a água e, então, adicionar a casca de mulungu.
Cuidados no consumo
Ainda, recomenda-se que o chá não seja consumido mais do que 3 vezes ao dia, visto que sua ação calmante pode afetar diretamente na execução de atividades do dia a dia, ou seja, causando uma sensação de “preguiça” ou relaxamento extremo.