Chá de erva doce reduz o risco de contrair o novo coronavírus?
O chá de erva doce é um dos mais populares sabores da bebida. E agora, no auge da pandemia do COVID-19, circula uma informação que o chá reduz o risco de contrair o novo coronavírus. Mas, será que é verdade?
Antes de mais nada, é importante ressaltar que, até o momento, não há medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção. Assim, as principais recomendações de prevenção continuam sendo: ficar em casa, lavar as mãos com frequência, utilizar álcool em gel para desinfecção, manter os ambientes ventilados e cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir. Ou seja, o chá de erva doce, assim como qualquer chá, é bom para hidratar o organismo, e não para evitar a Covid-19.
Dito isso, por ser fonte de vitamina A e vitamina C, a erva doce é uma aliada da imunidade. Nunca se falou tanto na importância do sistema imunológico para a saúde como nos tempos atuais da pandemia pelo coronavírus. E, para quem está buscando um organismo mais saudável, vale investir nesse e em outros.
Melhores chás para aumentar a imunidade
Chá de equinácea
A equinácea é uma planta medicinal usada há anos. Também conhecida como flor-de-cone, púrpura e rudbéquia, é muito aplicada como remédio caseiro no tratamento de gripes e resfriados. Em princípio, suas propriedades essenciais são anti-inflamatórias, antioxidantes, desintoxicante e outras. Por isso, o chá feito a partir da equinácea é excelente para fortalecer a imunidade, uma vez que suas propriedades dificultam a ocorrência de processos inflamatórios no corpo.
Chá de boldo
O chá de boldo é mais conhecido por seu poder de combater a constipação. Mas, esse não é seu único benefício, pois ele é um dos melhores chás para a imunidade. Ele também é um grande fortalecedor da imunidade, especialmente pois é um imunomodulador natural. Ou seja, atua no sistema imunológico conferindo aumento da resposta orgânica. Portanto, a ingestão do chá de boldo fortalece a imunidade, dificultando que vírus, bactérias, fungos e protozoários prejudiquem a saúde do organismo.
Leia mais: Boldo melhora os sintomas de coronavírus?
Chá de genciana
O chá de genciana também está entre os melhores chás para aumentar a imunidade. Por promover natural ação antimicrobiana, a planta dificulta que vírus e bactérias prejudiquem a saúde. Além disso, é ótimo para tratar a faringite e a sinusite.
Chá de limão
Devido ao seu poder anti-inflamatório e sua abundância em vitamina C, o chá de limão ajuda a manter a imunidade fortalecida e eficientemente protegendo a saúde do organismo. Ainda, é usado para auxiliar no tratamento de problemas respiratórios como resfriados e a gripe.
Leia também: Café com limão: Será que vale a pena tomar?
Chá de alho
Por ser repleto de antioxidantes, propriedades anti-inflamatórias e antivirais, o alho é um natural fortalecedor do sistema imunológico e origina um dos melhores chás para a imunidade. Portanto, é ótimo para manter a imunidade fortalecida, o que foi comprovado em um estudo de cientistas indianos, feito em 2018. O estudo comprovou o grande potencial antioxidante da bebida.
Chá de macela
A macela, muito similar à camomila, é uma planta de ação anti-inflamatória e calmante que pode beneficiar a imunidade. Basicamente, o chá de macela promove diversos benefícios à saúde e um desses diz respeito à imunidade: sua grande quantidade de antioxidantes fortalecem o sistema imunológico e ajudam a melhor proteger o organismo de doenças.
Chá de sabugueiro
O sabugueiro é utilizado no tratamento de problemas respiratórios, como a gripe, e devido ao seu poder antivirótico natural, ou seja, ele é excelente para prevenir viroses de todos os tipos. Portanto, o chá de sabugueiro é ótimo para quem visa fortalecer a imunidade.
Leia mais: Ervas antivirais para fortalecer a imunidade e combater infecções