Chá de cavalinha: Para que serve, benefícios e orientações
O chá de cavalinha é feito a partir das folhas da Equisetum arvense, ou seja, da cavalinha, nativa de áreas pantanosas e também chamada de cavalinha-dos-campos, cauda-de-cavalo ou cola-de-cavalo.
Muito conhecido como um remédio caseiro, o chá de cavalinha é popularmente usado para ajudar no emagrecimento. Além disso, pode aliviar inflamações e diversos outros benefícios para a saúde.
Contudo, a cavalinha também pode ser usada para combater os sintomas de estresse e ansiedade, variações do humor e retenção de líquidos. Veja para que serve cavalinha e benefícios do chá:
Benefícios do chá de cavalinha
Previne a retenção de líquido
Naturalmente diurético, o chá de cavalinha previne e combate a retenção hídrica. Dessa forma, pode também ajudar na eliminação de toxinas, além de prevenir o aparecimento de celulite, inchaço e outros problemas que a retenção de líquido pode acarretar ao corpo.
Protege a saúde dos rins
Justamente por ser diurético, o chá é benéfico para a saúde renal, ou seja, protegendo os rins. Além de poder auxiliar no tratamento de problemas renais e urinários, a exemplo da nefrite, da cistite e das infecções urinárias.
Leia mais: Melhores alimentos para a saúde dos rins
Alivia dores
Devido às propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes ( ou seja, a planta é abundante em flavonoides), o chá de cavalinha ajuda a aliviar diversas dores no corpo. Por exemplo, a bebida é benéfica para o tratamento de reumatismo, de artrite e de gota.
Leia também: 7 alimentos anti-inflamatórios que você deve ter sempre à mão
Saúde da pele e do cabelo
Ao auxiliar na liberação de toxinas, beneficia a saúde e a aparência da pele. Dessa forma, é possível que o consumo da bebida previna o aparecimento de acne, marcas de expressão e rugas. Além disso, contém saponinas, compostos com grande poder antioxidante e derivados do silício, que também é importante para a elasticidade da pele.
Leia também: Alimentos que ajudam a fortalecer os cabelos
Como fazer o chá de cavalinha
- 150 ml de água fervente;
- 1 colher de sopa de folhas de cavalinha;
- Adição de açúcar, mel ou gengibre são opcionais.
Contraindicações e cuidados no consumo do chá de cavalinha
A princípio, o chá é contraindicado para pacientes de insuficiência renal e cardíaca. Também, não é recomendado para quem tem gastrite ou úlceras duodenais. Ainda, se consumido em excesso, pode provocar dores de cabeça, desidratação e levar à irritação do estômago.