Chá de casca de cebola ajuda a aliviar a tosse e a reduzir o inchaço
Você tem costume de aproveitar ao máximo os alimentos? Ao preparar um tempero ou até mesmo uma salada, as pessoas descartam a casca da cebola sem imaginar o quanto ela pode ser benéfica para a saúde. O chá de casca de cebola, por exemplo, pode trazer algumas vantagens para o organismo.
O legume é rico em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, mas é a camada externa que abriga os flavonoides e a grande parte dos minerais, como magnésio, fósforo e ferro.
Entre todos os tipos, a roxa é a mais benéfica. Mas a amarela também possui a capacidade de retardar o envelhecimento das células, além de ação analgésica, vasodilatadora, antimicrobiana, antiviral e até anticancerígena.
Além de nutritivo, o chá da casca de cebola auxilia na cura doenças causadas por inflamações, sobretudo no aparelho respiratório. O reforço na imunidade e a redução do inchaço corporal completam a lista de motivos para você preparar a bebida hoje mesmo.
Leia também: Conheça os benefícios do chá de casca de romã para a garganta
Como fazer chá de casca de cebola
Antes de mais nada, é preciso lavar bem as cebolas. Descarte as cascas machucadas e mofadas para evitar qualquer tipo de contaminação por fungos ou coliformes. Se preferir, use hipoclorito de sódio para higienizar.
Ingredientes:
- 1 litro de água;
- Cascas de 2 a 3 cebolas;
- 2 col. (sopa) de cebola picada.
Modo de preparo:
Primeiramente, ferva a água filtrada, desligue o fogo e adicione as cascas e os cubinhos de cebola na panela. Então, tampe e deixe a mistura descansar entre 5 e 10 minutos antes de consumir. O legume picado é opcional, mas sem ele, o chá não ficará com gosto.
A bebida pode ser servida ainda quente, em temperatura ambiente ou gelada. Além disso, é possível coar para retirar os pedaços. O importante mesmo é que você beba ao longo do dia e aproveite os benefícios.
Leia também: Chá de casca de maracujá: Conheça os benefícios para o organismo