Chá de cambará: O que é e como ele pode beneficiar a saúde
O chá de cambará tem propriedades medicinais capazes de aliviar dores de barriga, a congestão nasal e outros problemas respiratórios. Basicamente, cambará é uma planta facilmente encontrada no Brasil, pois é nativa do continente americano e que tem flores coloridas que formam lindos buquês. A infusão de suas flores e folhas dá origem ao chá.
Benefícios do chá de cambará
Alivia dores abdominais
Primeiramente, cambará possui propriedades analgésicas que podem ajudar principalmente em caso de dores de barriga e dores abdominais. Por isso, o chá pode ajudar ao sentir cólica, por exemplo.
Leia mais: Compressa quente ou fria: Saiba quando usar cada uma
É um remédio natural contra a congestão nasal
A bebida também pode aliviar a congestão nasal, ou seja, o inchaço das vias nasais pelo excesso de fluido e muco. Em geral, a congestão é causada por inflamações, como a gripe e resfriados.
Outras possíveis causas da congestão nasal são:
- Exposição à fumaça de cigarro
- Pólen
- Poeira
- Alergias
Melhora a respiração
O chá pode beneficiar a saúde de forma ainda mais, pois protege a saúde dos pulmões. Sendo assim, ele pode ajudar, por exemplo, em caso de crises asmáticas. Por isso, é possível considerar que é um fitoterápico.
Leia também: Asma: Alimentos que ajudam a aliviar os sintomas
Como preparar o chá de cambará e quanto tomar por dia
A preparação do chá se dá a partir da infusão das flores e folhas secas da planta em água fervente. Em geral, a planta está à venda em lojas de produtos naturais.
Porém, apesar de ótimo para a saúde de muitas formas, não é recomendável beber mais que 4 xícaras desse chá por dia.