Chá de alecrim emagrece? É diurético?
Quem está visando perder peso, geralmente, aposta nos benefícios dos chás para acelerar os resultados. E, entre os que querem diminuir os ponteiros da balança, uma bebida vem aparecendo como queridinha: chá de alecrim. Mas, será que o chá de alecrim emagrece? Tem propriedades diuréticas? Saiba mais.
A composição do alecrim é rica em antioxidantes, como o ácido carnósico e o carnosol, que além de prevenir o estresse oxidativo (envelhecimento precoce), têm funções anti-inflamatórias, antioxidantes e relaxantes. Além disso, ele tem de fato ação diurética. Ou seja, ajuda a eliminar o excesso de líquido do organismo, fazendo com que o corpo desinche.
Afinal, chá de alecrim emagrece?
Antes de mais nada, é preciso entender que um alimento ou ingrediente específico não é o grande causador do emagrecimento. Para que ele ocorra, é preciso apostar no déficit calórico — isto é, gastar mais calorias do que você ingere diariamente. Isso só pode ser conquistado com um cardápio equilibrado e saudável como um todo.
Dito isso, o ingrediente tem muitos benefícios comprovados para a saúde e não existe contraindicação à ingestão dessa tendência. No entanto, não existe comprovação de que o chá de alecrim emagrece.
Por fim, embora tenha muitos prós, chás podem ser tóxicos em alguns casos. Assim, gestantes e pessoas com sensibilidade estomacal precisam consultar um médico para avaliar se o consumo está liberado.
Receita de chá de alecrim
Ingredientes
- 1 colher de sopa de folhas secas de alecrim
- 3 cravos-da-índia
- 200 ml de água
Modo de preparo
Coloque a água em uma chaleira e leve pro fogo. Assim, quando levantar fervura, coloque as folhas de alecrim e os cravos. Desligue o fogo, tampe e deixe em infusão por cinco minutos. Por fim, coe e beba em seguida.
Leia também: Temperos e ervas naturais que podem substituir o sal na cozinha