Chá de casca de aroeira: benefícios, cuidados e como preparar
A aroeira é uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatórias, tônicas, diuréticas, cicatrizantes e antimicrobianas, sendo uma grande aliada de quem busca uma vida saudável. No Brasil, a planta cresce de Norte a Sul, e o chá de casca de aroeira é uma das formas mais comuns de consumir a planta. Além dele, é possível fazer banhos de assento e pomadas com a casca.
O fruto da aroeira é consumido puro ou também em bebidas e drinks alcoólicos, como o gin. Na medicina, o chá de casca de aroeira é benéfico para o tratamento de úlceras, azia, gastrite, bronquite, infecções e inflamações e reumatismo, mas sempre com acompanhamento médico. O chá também possui efeito calmante, se tornando uma opção para quem tem insônia, estresse ou sofre com a ansiedade, afinal, ele regula o sono e também deixa o organismo relaxado.
Leia também: Chá de casca de cacau: benefícios e como preparar
Por ser uma planta medicinal potente, se usada diariamente, ela pode gerar efeitos colaterais como diarreia, dor de estômago e dermatite. Por isso, o ideal é usar apenas com indicação médica e na quantidade indicada pelo especialista. O chá de casca de aroeira (e qualquer outro produto com a planta) não é indicado para crianças, mulheres grávidas ou lactantes, pessoas com pele sensível ou que têm problemas gastrointestinais. Isso porque o uso exagerado da planta pode ter efeito laxante ou resultar em crises alérgicas.
Como fazer chá de casca de aroeira
Por fim, veja como preparar:
- 100g de pó de casca de aroeira (ou 100g de lascas);
- 1 litro de água.
Modo de preparo:
Ferva a água e, em seguida, coloque as cascas de aroeira. Deixe em infusão de 10 a 15 minutos. Retire as cascas e coe o chá. No caso do pó, misture na água fervente. Tome apenas 3 colheres do chá de casca de aroeira por dia.